Sakata participa de entrevistas sobre a cultura do tomate no Portal G1 da Rede Globo

Com foco no consumidor final, as reportagens abordaram aspectos da produção e pesquisa de tomates, bem como curiosidades sobre a espécie

Por ser uma das principais referências nacionais no segmento de tomaticultura no Brasil, com grande credibilidade no mercado, a Sakata foi escolhida como fonte de informação para duas reportagens especiais produzidas pela equipe do Portal G1, da Rede Globo, sobre a cultura do tomate. As matérias fazem parte de um projeto inédito do portal direcionado ao Agronegócio.

Uma das reportagens, que faz parte da série: “De onde vem”, abordou a origem do tomate, o processo de pesquisa e desenvolvimento das variedades, aspectos produtivos e comerciais, bem como sua popularidade na gastronomia e na culinária do dia a dia dos brasileiros. De forma criativa e irreverente, a matéria mostrou em detalhes o caminho que o tomate percorre de forma inversa: desde o consumo de uma tradicional massa em uma cantina italiana, passando pela produção no campo, até o desenvolvimento de sementes.

Já a outra reportagem teve como foco esclarecer para o consumidor sobre uma curiosidade que muitos desconhecem, que é o porquê do tomate ser considerado uma fruta. Em ambas as matérias, que tiveram a empresa como fonte de informação, o entrevistado e porta-voz foi o Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Suporte Técnico, Rômulo Kobori, que reúne grande experiência e amplo conhecimento na área de desenvolvimento e melhoramento genético de cultivares de hortaliças.

Para o diretor, as entrevistas foram uma excelente oportunidade de evidenciar o valor da cadeia produtiva do tomate no contexto da alimentação da população, bem como para a agricultura como um todo, desde a indústria, até o viveirista, o produtor e o varejo. “É muito importante termos oportunidades como essa na mídia, que tratem da valorização do trabalho e do papel de cada um dos elos da cadeia produtiva. Entregar uma grande oferta de tomates de qualidade para o consumidor passa sempre, em primeiro lugar, por uma semente de alto valor agregado”, enfatiza Kobori.

Confira as duas reportagens completas nos links indicados abaixo:

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2022/10/22/entenda-por-que-tomate-e-considerado-fruta.ghtml

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/agro-de-gente-pra-gente/noticia/2022/10/19/de-onde-vem-o-que-eu-como-tomate-e-mais-fruta-que-o-morango-e-sua-origem-nao-e-italiana.ghtml

UMA TRAJETÓRIA DE LIDERANÇA E INOVAÇÃO NO SEGMENTO 

A Sakata é nacionalmente reconhecida pelo lançamento de variedades de tomate com tecnologia “longa vida”. Uma história que teve início em 1988, em parceria com uma empresa holandesa. Este fato revolucionou o segmento de tomaticultura no Brasil e manteve a empresa como líder absoluta de mercado no país por mais de 15 anos.

De acordo com o Diretor de Pesquisa, a produção de tomates para o consumo in natura no Brasil sofreu grandes transformações tecnológicas na última década. Dentre elas, a utilização de sementes híbridas de cultivares do tipo longa vida que foi, sem dúvida, uma das mais importantes. “Desde a sua introdução no Brasil, em 1988, o tomate longa vida tem aumentado a sua participação no mercado para consumo in natura. Estima-se que, hoje, ele represente cerca de 70% do mercado total de tomates, devido à maior flexibilidade oferecida ao produtor na hora da colheita, menor perda nas operações de embalagem e transporte dos frutos. Por sua menor perda na comercialização no varejo, o tomate longa vida conquistou o coração dos produtores e comercializadores”, explica Kobori.

Atualmente, a Sakata também segue investindo fortemente em pesquisa e inovação, com uma média de cinco lançamentos de variedades de tomate por ano. E isto apenas é possível porque “a empresa atua antecipando as demandas de mercado, tanto por parte dos produtores, quanto dos consumidores, estudando as novas tecnologias e os hábitos de consumo alimentar da sociedade”, afirma o profissional.

Um bom exemplo disto são as variedades de tomates do segmento de especialidades, como o Sweet Heaven (líder de mercado) e o Sweet Grape (carro-chefe da linha My Sweet Salad), pertencentes ao segmento do tipo Grape, trazido pela Sakata para o Brasil em 2005, e que conquistou a preferência dos consumidores brasileiros de hortaliças gourmet.

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