Novas variedades integram o amplo portfólio de alfaces da Sakata

 

A alface está entre as principais hortaliças consumidas no Brasil. Além da importância econômica para os alfacicultores, ela também tem um grande apelo como alimento saudável, sendo muito utilizada em dietas, tanto por sua baixíssima caloria, quanto por ser uma ótima fonte de vitaminas, fibras e sais minerais.

E se o consumo é grande, a diversidade também é: são muitas opções nos mais diferentes segmentos (Crespa, Lisa, Americana, Roxa, Mimosa); formas de cultivo (campo aberto, estufas, hidroponia); e características especiais determinadas pelas demandas produtivas e pelas preferências do mercado consumidor, seja de cor (verde brilhante, etc.), formato (tipo “bolinha”, alta crespicidade de folhas, etc.) ou versatilidade (destinada ao mercado fresco ou processado).

Líder mundial no mercado de alfaces, a Sakata é reconhecida pelo lançamento de variedades que marcaram época e inovaram muito em seus respectivos segmentos. “A companhia também é pioneira na tropicalização de alfaces, ou seja, no desenvolvimento de cultivares de alface adaptadas às condições tropicais de cultivo, típicas do Brasil, marcadas por altas temperaturas e muita umidade. Tudo isto, graças a um intenso e competente trabalho de pesquisa realizado por uma equipe altamente qualificada, que reúne anos de conhecimento e experiência no segmento. Por isso, estamos sempre inovando, nos posicionando à frente das tendências de mercado. Este é o jeito Sakata de trabalhar: com inovação e muita qualidade, sempre”, pondera Paulo Koch, Diretor de Marketing da Sakata.

CONHEÇA AS NOVAS VARIEDADES QUE JÁ SÃO SUCESSO EM TODO O PAÍS

Para fortalecer ainda mais o seu vasto portfólio de alfaces, a Sakata lançou, em 2022, quatro novas variedades que conquistaram produtores e consumidores em todo o Brasil: Psiquê (Crespa Verde), Trixie e Tieta (Americanas de Verão) e Dandara (Americana de Inverno).

Conheça, abaixo, os principais diferenciais de cada uma delas.

– Alface Psiquê (Crespa Verde): desenvolvida especialmente para cultivo hidropônico, atende aos gargalos da hidroponia e concilia as preferências do mercado consumidor. De ciclo precoce, a variedade pode ser produzida durante o ano todo: tanto no verão, devido à sua alta tolerância ao Tip Burn e ao pendoamento precoce, que ocorrem principalmente nesta época mais quente do ano; quanto no inverno, uma vez que não embola, mesmo sob temperaturas mais baixas. Além disso, ela possui alto nível de resistência às principais raças de míldio, que acontecem no Brasil. Seu sistema radicular bem desenvolvido lhe confere ainda bom nível de resistência ao Pythium e facilidade de manejo nutricional. Psiquê apresenta plantas grandes e volumosas, de coloração verde brilhante e com alta crespicidade. Possui grande quantidade de folhas de tamanho uniforme, que resultam em plantas cheias e compactas, de formato “bolinha”. Esta característica confere alto rendimento devido ao maior número de folhas por planta, sendo ideal tanto para o mercado fresco, quanto para o processado.

 

– Alface Trixie (Americana de Verão): desenvolvida especialmente para os mercados que exigem alta qualidade, com excelentes resultados para regiões de verão mais ameno, como o Sul e Sudeste do Brasil. Trixie tem plantas vigorosas e excelente fechamento de cabeça – de alta qualidade visual, compactas e pesadas –, com moderada formação de saia. Possui ciclo médio produtivo de 70 dias em campo aberto e, devido ao seu ciclo precoce, reduz o custo de manutenção das plantas no campo.  A cultivar apresenta alta tolerância ao pendoamento precoce e à deficiência de Boro (Talo Oco), boa tolerância a bacterioses, ao Tip Burn (deficiência de Cálcio), ao calor e às oscilações climáticas. Outra vantagem é que Trixie traz segurança de plantio pela adaptação às condições tropicais de cultivo e colheita concentrada, pela alta uniformidade de plantas. Sua comercialização pode ser feita tanto in natura, em bandejas ou ainda de forma processada.

 

– Alface Tieta (Americana de Verão): desenvolvida especialmente para os mercados que exigem alta rusticidade, para regiões de verão intenso, como Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A nova variedade tem plantas vigorosas e bom fechamento de cabeça, com moderada formação de saia, além da alta rusticidade, o que facilita o manejo. Com ciclo médio total de 70 dias, em campo aberto, Tieta tem como grande destaque sua alta tolerância ao calor e queimaduras por sol, por agregar alta tolerância ao pendoamento precoce, à deficiência de Boro (Talo Oco), a bacterioses e ao Tip Burn (deficiência de Cálcio). Tais características proporcionam mais segurança de plantio pela adaptação às condições tropicais de cultivo.

 

– Alface Dandara (Americana de Inverno): desenvolvida especialmente para os mercados que exigem alta qualidade, combinada com precocidade. Sua grande uniformidade de plantas permite uma colheita concentrada e comercialização in natura, em bandejas ou processada. Outro grande destaque é o seu ciclo precoce, com média de 80 dias em campo, que proporciona mais economia no manejo. Dandara é sinônimo de segurança e qualidade, pois possui plantas vigorosas e de excelente qualidade de cabeça, com moderada formação de saia, além de alta tolerância ao pendoamento precoce e à deficiência de Boro (Talo Oco), boa tolerância a bacterioses, ao Tip Burn (deficiência de Cálcio), ao frio e às oscilações climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.