Evento reúne viveiristas para atualização sobre tecnologias de enxertia

No dia 28 de fevereiro, a Sakata promoveu um Encontro Nacional de Enxertia nas cidades de Atibaia e Bragança Paulista (SP), com foco nas principais tecnologias de enxertia existentes para as culturas de tomate, pimentão e pepino. O evento foi um sucesso e teve como público-alvo os viveiristas, reunindo mais de 80 profissionais do segmento, vindos de diversas regiões do Brasil.

O encontro foi separado em duas etapas. A primeira teórica, na qual foram destacados os principais pontos de atenção em relação à estrutura, mão de obra e aspectos agronômicos do processo de enxertia, além de informações de mercado. Já a segunda consistiu em atividades práticas, na qual os participantes colocaram a mão na massa e puderam realizar a enxertia nas três culturas, in loco, com o auxílio de profissionais especializados no processo.

CRESCIMENTO DA ENXERTIA NO PAÍS

É importante destacar o expressivo crescimento do mercado de porta-enxertos no Brasil nos últimos anos, especialmente na cultura do tomate, que registrou um aumento de 80% somente em 2022, com perspectivas de manter este ritmo acelerado de crescimento. Atualmente, são diversos os fatores que impulsionam esse desenvolvimento, sendo a elevação da produtividade o principal deles.

A utilização da técnica de enxertia é vantajosa para todos os participantes da cadeia produtiva. Para as empresas de sementes e revendas, há a utilização de duas sementes no processo produtivo. Para o viveirista, o valor agregado de uma muda enxertada em relação à convencional é muito maior. Para o produtor, o ganho está na maior produtividade e na estabilidade do cultivo, mesmo em condições adversas. Para o comercializador, os frutos de melhor qualidade obtidos a partir de plantas enxertadas têm uma grande aceitação no mercado. Por fim, o consumidor final também se beneficia com a qualidade elevada dos frutos.

Em suma, a enxertia tem se mostrado uma tecnologia promissora para o setor hortícola, com impactos positivos em toda a cadeia produtiva, desde a produção de sementes até a comercialização dos frutos, proporcionando vantagens competitivas e mais eficiência na produção agrícola.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.