Confira depoimentos de visitantes sobre a participação da Sakata na Hortitec 2023

Veja, abaixo, os depoimentos concedidos por alguns dos visitantes que passaram pelo estande da Sakata durante a Hortitec 2023 – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – que aconteceu no mês de junho, na cidade de Holambra (SP).

“No momento, a gente está produzindo a alface Jade da Sakata, em cultivo hidropônico. Agora, queremos começar a plantar também o tomate Ravena, em vaso, e fazer um teste com o porta-enxerto Contrattack, porque pretendemos dar início ao trabalho com a enxertia, por conta de doenças de solo da região, já que é difícil de produzir o tomate por lá. Já conheço a Sakata tem uns dez anos e esta é a terceira vez que eu venho na Hortitec. O estande com conceito digital está bacana, gostei. A tecnologia ajuda o produtor e o estimula a procurar novas informações, além se aperfeiçoar também. A iniciativa mostra que o setor está evoluindo”. – Douglas Silva, produtor de hortaliças e professor da Universidade Federal do Amazonas, em Humaitá (AM).

 

“A gente trabalha com as flores da Sakata já tem um uns 25 anos e sempre estamos presentes na Hortitec. Cultivamos atualmente o girassol, mas não faz muito tempo que a gente planta, e o Lisianthus também, que cultivamos já faz um bom tempo, uns 20 anos, e é sucesso garantido. A Sakata tem uma linha com uma grande variedade de cores e os clientes gostam muito. Além disso, a empresa sempre tem novidades, então a gente continua buscando a parceria. A variedade de Lisianthus Rosanne vem surpreendendo a cada ano, o pessoal gosta bastante porque tem algumas cores diferentes, que ainda não tem no mercado aqui no Brasil. É uma flor que acho que vai crescer cada vez mais. A gente pretende fazer também, futuramente, um trabalho com a linha que é sem pólen. Esta novidade está no radar, pois a gente precisa ter coisas novas para apresentar no mercado de decoração e isso pode ser interessante”. – Douglas Oliveira Inokuchi, produtor de flores da JK Flores, em Ibiúna (SP).

 

“Da linha da Sakata, eu trabalho atualmente com os pimentões Camaro e Taurus. Já sou cliente da empresa há seis anos e comecei trabalhando com a linha de abóboras. Agora estou utilizando também a linha de porta-enxertos da Sakata, apresentada aqui na Hortitec, e ela é excelente, realmente dá um resultado extraordinário. A minha safra ainda não está finalizada, mas em uma proporção de 40% já é possível observar a padronização de frutos, diminuição de doença de solo e maior vigor da planta, tudo isso com o mesmo manejo e adubação. Inclusive, na parte de pragas, pelo fato da estrutura da planta ter mais sanidade, ela diminui muito a questão de ataque, com menos perdas. Já em termos de produtividade, baseado no desenvolvimento que está acontecendo, devemos atingir uma caixa por pé, que seria dez quilos por planta, o que é uma média de boa para excelente. Mas a perspectiva é de ultrapassar um pouquinho mais”. – Jaldeir Akira Sasaki, produtor de hortaliças na cidade de Cotia (SP).

 

“Somos parceiros da Sakata na área de experimentos e produzimos melancia, tomate, abobrinha, pepino e outras hortaliças. Todos os anos são realizados testes de novas variedades da empresa em nossa propriedade para fazer a avaliação pré-comercial, a fim de verificarem o que desenvolveu melhor em termos de materiais. A nossa parceria com a Sakata é de longa data e conhecemos a qualidade dos produtos. Há muita dedicação e os ensaios comerciais são muito bem feitos”. – Celso Tenório, produtor de hortaliças no Sítio Nossa Senhora Aparecida, em Guareí (SP).

 

“Nossos carros-chefes atualmente são os tomates, os pimentões e as folhosas, com vários materiais da Sakata. Dentre os de maior destaque estão a alface crespa Vanda, que é a que mais sai para a venda no nosso viveiro; os pimentões vermelho Taurus e amarelo Camaro; e na parte de tomate os que mais vendemos são os do tipo Grape. Agora, a novidade será a produção do Valerin. Hoje, no viveiro, a gente está utilizando bastante o porta-enxerto Contrattack. A aceitação comercial na região é muito boa, além da questão de atendimento e parceria, pois o pessoal dá toda a atenção necessária” – Lucas dos Reis Alves Moreira, da empresa Celeiro Verde, em Mogi Guaçu (SP).

 

“Já sou cliente da Sakata há uns dez anos ou mais e sou produtor de tomate e pimentão. Atualmente, utilizo o tomate Matinella, que produz mais no pé, além de ser mais graúdo também em relação aos concorrentes. Porém, agora vou passar a utilizá-lo enxertado para conseguir produzir melhor, pois estou com problema de doença no solo, com nematoide na propriedade. Conheci o porta-enxerto Contrattack aqui no estande da Sakata, gostei bastante e quero passar a utilizá-lo na minha lavoura”. – Evandro Kaminski, produtor de hortaliças em Almirante Tamandaré (PR).

 

“Nós cultivamos especificamente a abóbora kabocha, que é a abóbora japonesa. Tem duas variedades que nós cultivamos da Sakata, que são a Kin e a Montana. São variedades em que a gente observou notoriamente um diferencial em relação à resistência à virose. Essa tolerância foi um ponto de muita vantagem para nós, porque a gente fica em uma área que tem nas proximidades plantação de milho, onde há uma pressão muito grande de pragas nas lavouras. Outro ponto de destaque, no caso da variedade Montana, é o aspecto dos frutos, bem uniformes, com tamanhos bem semelhantes, uma polpa mais espessa, tudo o que o consumidor final busca, que é o maior aproveitamento possível, algo que outros materiais não têm. O nosso objetivo agora é expandir a área de produção de Montana de 50% para 70%. A gente aproveitou a oportunidade da feira para vir trocar ideia e entender um pouco mais sobre produção de tomate, para ver se conseguimos começar a produzir essa cultura também, pois a aceitação comercial dos frutos da empresa é muito bem-vinda na nossa região”. – João Vitor Rodrigues Padovan e Gabriel Baños Rodrigues, produtores de hortaliças da GJA Empreendimentos, em Andradina (SP).

 

“Sou produtor de folhosas em geral, especializado em hidroponia. Produzo principalmente as alfaces Vera, Milena, Isabela, além da cebolinha Totem, do coentro Verdão e de vários outros produtos. Sou cliente da Sakata desde sempre, há 30 anos, e sempre venho participar e visitar o estande da empresa na Hortitec e checar as novidades”. – Luiz Fernando Calderaro, produtor de hortaliças hidropônicas em Capão Bonito (SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.