Abertura da safra de abóbora Tetsukabuto no Norte de Minas

No dia 30 de maio, a Sakata promoveu um evento de abertura de safra para produtores de abóbora do tipo Tetsukabuto/Kabocha, na cidade de Jaíba (MG), que contou com palestras sobre a genética das variedades e discussões sobre os resultados das safras de 2022 e as expectativas para o futuro. A iniciativa contou com o apoio do distribuidor local Adubos Real e proporcionou ótima integração entre produtores e comercializadores.

A cidade de Jaíba, localizada no Norte de Minas, é hoje um dos maiores polos de produção de abóbora Kabocha no Brasil. Sua localização geográfica é estratégica, permitindo largas produções durante o período de safra, que se inicia em abril e se estende até setembro, fornecendo abastecimento de frutos para todo o país. Portanto, é uma importante região para acompanhamento do desenvolvimento de novas variedades dessa cultura.

Na ocasião, Israel Leite, pesquisador responsável pelo melhoramento de abóboras da Sakata, apresentou aos participantes detalhes do processo de criação de novos híbridos e objetivos do programa de melhoramento da empresa nos próximos anos. Segundo ele, “o programa de melhoramento em condições tropicais é um grande diferencial da Sakata, pois permite o desenvolvimento de novos híbridos adaptados às diferentes condições e necessidades do produtor brasileiro”.

Os últimos híbridos lançados nesse segmento, as abóboras Montana e Fuji, ganharam muito espaço nas áreas produtivas em todo o Brasil, sobretudo, devido à sua grande adaptação para o cultivo no país. A variedade Montana, de modo especial, é um case de sucesso na região Norte de Minas, que tem como características o clima quente, seco e com baixa precipitação de chuvas. Essas condições tornam propícia a propagação de insetos-praga, com destaque para Tripes, Pulgão e Mosca Branca, transmissores de viroses, de difícil controle, que afetam as áreas de produção.

Conduzindo os trabalhos da Sakata na região, Ricardo Reis, Assistente Técnico Comercial, apresentou o histórico de trabalho com o híbrido Montana e seu desempenho nas áreas de produção da região. Com um compilado de resultados positivos compartilhados com diferentes produtores, Montana conquistou a preferência e atualmente é o híbrido mais semeado na região, com grandes perspectivas de continuar crescendo. A qualidade e a uniformidade de frutos são os grandes destaques pontuados pelos produtores, assim como o seu bom desempenho diante de áreas com pressões de viroses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.