Confira os depoimentos de quem visitou o Sakata Field Day 2023

Confira, abaixo, os depoimentos de alguns produtores, viveiristas e influenciadores do agronegócio que visitaram a edição de 2023 do Sakata Field Day.

NACIONAIS

“Hoje, a empresa JFC Verduras trabalha com os produtos in natura e embalados para o varejo e também temos uma fábrica, a Natural Salads, onde fazemos os processados e atendemos tanto a rede varejista, quanto a rede de Food Service. Trabalhamos com uns 30 itens, entre verduras e legumes. A alface crespa e americana são nossos carros-chefes, além do brócolis e da couve-flor, que também tem altíssima importância para o nosso negócio. Viemos aqui no evento para conferir as novidades, em busca de novas genéticas e novos materiais. A Sakata sempre faz grandes eventos e este ano não seria diferente, mesmo com tantas divergências climáticas, o campo está excelente e muito bonito. A alface Americana Trixie, acho que é um material que vai despontar no mercado, pelo o que vimos com os especialistas, viveiristas e equipe comercial. Também vi muitas novidades no sistema de cultivo protegido de tomate, que tem sido uma busca grande do mercado e a Sakata está entregando isso. Nós temos outras processadoras no Sul e no Nordeste, além do Rio de Janeiro, e os produtos da Sakata realmente nos atendem em nível nacional. Um exemplo disso é o brócolis, que tem cor boa e granulometria excelente, então nosso cliente final fica muito satisfeito com este tipo de produto”. – Bruno Bergamasco Mendes, Coordenador Técnico de Produção – JFC Verduras e Natural Salads, de Teresópolis (RJ)

 

“Nossa empresa faz agricultura há 50 anos, especificamente com o cultivo de bananas, e conheci a Sakata há muito tempo. É uma grande referência no setor. E agora, para nós, faz todo o sentido entrar neste setor de tomaticultura, principalmente. Viemos aqui para o Sakata Field Day aprender, pois é uma grande oportunidade para nós um dia fazermos uma imersão no setor, onde vamos ver as variedades, técnicas de cultivo e conhecer pessoas da área. Nós trabalhamos com o desenvolvimento de uma agricultura consciente, que prima pela sustentabilidade, desde a questão econômica, social e ecológica, por isso é importante o alinhamento com empresas que têm tradição, conhecimento e responsabilidade em todos os aspectos do setor, e isso nos faz ter uma expectativa muito grande de ter uma parceria com a Sakata. Aqui no evento conseguimos obter, em um dia só, um panorama claro do negócio como um todo, com informações comerciais, técnicas e de operação, de todos os especialistas”. Fábio Regis de Albuquerque, Produtor da região do Cariri no Ceará

 

“Estive presente no primeiro Field Day, na época da Agroflora, e também em praticamente todos os demais eventos da empresa, que é uma referência no setor de hortifrúti brasileiro. A Sakata sempre foi uma grande vitrine de lançamento de novos produtos para o mercado. Conhecemos vários produtos que foram líderes de mercado durante muitos anos e que são até hoje. É uma empresa que os agricultores sentem confiança em trabalhar e isso vem muito da filosofia japonesa, na qual fazem o que dizem que vão fazer. Além disso, a Sakata tem como foco o agricultor, buscando sempre ajudá-lo a crescer. Outro ponto importante é a parte de assistência pós-venda e treinamento, que é muito importante, pois não adianta entregar um produto de altíssima qualidade se quem for posicionar este produto no campo fazê-lo de forma errada. Por isso, é fundamental entender a necessidade do cliente, ver se aquela variedade vai se dar bem na região e na época do ano em questão, e isso se chama credibilidade. Costumo dizer que no agronegócio vendemos uma promessa, que é a semente, por isso tanto a empresa, quanto o vendedor, têm que ter credibilidade junto ao agricultor”. Roberto Reis, Engenheiro Agrônomo e Consultor de Agronegócio de Sorocaba (SP)

 

“Sou parceiro da Sakata há mais de 30 anos e a gente vem trabalhando variedades e testando materiais. Atualmente estamos usando o porta-enxerto Robusto e o tomate Leblon, que estamos desenvolvendo junto com a Sakata e apostando muito forte nas duas variedades. Temos predileção pelo tomate redondo, então o Leblon vai casar bem com a nossa clientela. Ele tem um bom formato, pegamento muito bom, tamanho de fruto ideal, carga e sanidade de planta. E o Robusto é um excelente porta-enxerto, que nos entrega vigor, dá um ‘up’ na planta e entrega a carga, tanto embaixo quanto em cima no ponteiro, no fechamento de safra, que é importante, pois é onde a gente fatura mais, onde vamos ter o nosso lucro. Então a gente aposta muito nele. O Sakata Field Day é um show que traz muito conhecimento e aula prática no campo. A gente vem há anos participando aqui e temos que parabenizar a equipe e a Sakata pelos seus 55 anos no Brasil” – Lázaro Lauro de Andrade, produtor rural de Monte Mor (SP).

 

“Durante muitos anos tive a oportunidade de conhecer muitas culturas no Brasil, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, e a Sakata eu conheço desde a época da Agroflora. Hoje, se ela não for a principal, é uma das principais empresas produtoras de hortaliças. Mesmo eu, que estou acostumado com essa área, fiquei impressionado com o Sakata Field Day. Vocês estão de parabéns pela qualidade de todas as variedades e materiais e também pelas novidades. Esse evento é uma vitrine para mostrar todo o avanço tecnológico que é possível fazer, pois precisa ter qualidade e produtividade para ser competitivo. Este dia de campo vai mostrar para os produtores, tanto para aqueles que estão começando, quanto para aqueles que já estão trabalhando, que é possível sempre melhorar. Cada ano que venho aqui eu vejo novidade e qualidade e isso é fundamental, por isso, quero cumprimentar a empresa pelo belo trabalho de divulgação e informação, e por ensinar e passar tecnologia, que é fundamental para o progresso do país, dos produtores e para os consumidores também.” – Chukichi Kurozawa, agrônomo, professor e consultor de Botucatu (SP). 

 

INTERNACIONAIS

“O evento é realmente muito bonito, agradável, organizado e com uma tecnologia muito boa, que esperamos conseguir transmitir aos nossos clientes. Os materiais que estamos trabalhando com muita força e ênfase na nossa região são basicamente os brócolis, a linha de abóboras e também estamos atuando este ano com as cenouras, que são uma especialidade da nossa economia. A presença neste evento para mim é importante, não só para compartilhar com outros colegas, mas para poder levar aos nossos clientes toda essa tecnologia e todos os materiais que estão apresentados aqui. Então, estamos muito agradecidos à Sakata por ter nos convidado. Aqui me chamou a atenção materiais que parecem ser muito bons, como o tomate Petros, que gostamos muito, e a cenoura Nativa, que estamos passando a desenvolver agora”. – Hugo Dario Amaya, Distribuidor e Proprietário da Agronomia Luro (Argentina)

 

 

“O evento está muito bom, com os produtos realmente muito bem organizados. Há materiais novos e inovadores, com grande potencial na Argentina. Vamos nos dedicar totalmente para impulsionar os produtos que conhecemos aqui. Eu tenho como especialidade a venda de abóbora e melancia, mas também estou no mercado em La Plata, principalmente com tomate e pimentão, e vi aqui no evento várias variedades que acredito que irão impulsionar muito o mercado argentino.  A estrutura do evento está muito bem montada e também o atendimento é de primeira”. – Marcelo Argañaraz, Distribuidor e Sócio Comercial da Agricultura Poli (Argentina)

 

 

 

“Estamos realmente surpresos com o evento da Sakata. Não só pela organização, mas também pela quantidade de materiais novos que estão sendo mostrados e coisas que podem ser muito interessantes para a Argentina. Entre os produtos comercializados pela nossa empresa na Argentina, vendemos muito o tomate Grazianni, o pimentão Taurus, entre outros. Podemos dizer que também há alguns tomates do tipo “cherry” que estão sendo usados por lá, que são os de maior interesse neste momento.  Hoje, o produtor busca principalmente a melhor resistência às doenças, especialmente a algumas viroses que estão nos atacando muito, gerando muita necessidade de novos materiais com resistência. Na produção realizada na província de Corrientes, procuram-se materiais que sejam resistentes a baixas temperaturas e tenham uma excelente produtividade sob estufa. Os produtores buscam principalmente produtividade e qualidade de frutos, como os pimentões Taurus e o tomate Grazianni. Acreditamos que produtos com algum tipo de manejo ou enxerto podem ser muito interessantes para a nossa região. A empresa que estamos representando aqui no evento é cliente da Sakata desde que a companhia começou a atuar na Argentina, há cinco anos”. – Martin Dutto, Distribuidor da Langellotti (Argentina)

 

 “Nós trabalhamos com a Sakata há aproximadamente cinco anos. A verdade é que é uma empresa que está sempre apoiando tanto os distribuidores, quanto os produtores. Nós estamos focados na produção de enxertos e acreditamos que a Sakata tem os materiais que mais se adaptam à região, e por isso é que nós decidimos investir nestas soluções oferecidas pela empresa. A importância que tem o enxerto, particularmente na nossa região é a grande resistência às diferentes doenças que temos lá, tanto Fusarium como Ralstonia, e escolhemos os materiais da empresa por essas duas coisas, mas também por diferenciais como produtividade e outros, que também são muito importantes. Estamos muito contentes de estar no Sakata Field Day.  Vimos aqui materiais que já estão introduzidos na região tanto de porta-enxerto, como de variedades de pimentão e tomate, e visualizamos alguns pimentões muito interessantes, como o pimentão Jéssica, que gostaríamos muito de experimentar na Zona Norte”. Adolfo Maximiliano Maldonado, Assessor Técnico Comercial do Viveiro Brest&Brest (Argentina)

 

AGROINFLUENCERS

“Achei esse evento extremamente organizado. Tudo está muito bonito aqui, as hortaliças, e têm muitas novidades. Eu achei nota 10, inclusive tem também essa parte de plantas ornamentais, que eu sei que não é o foco do evento, mas, mesmo assim, eu fiquei impressionado, pois tem umas plantas bem diferentes. A SunPatiens eu já conhecia, eu sempre recomendo e acho muito bonita mesmo. Agora, para mim foi interessante conhecer a Begônia Viking, que é comestível e tem essa resistência toda ao sol e também aguenta um pouco mais de falta de água. Geralmente, a maioria das begônias é mais sensível e essa daqui eu achei bem resistente”. – Gaspar Yamasaki, Engenheiro Agrônomo e Agroinfluencer (Instagrammer e Youtuber do Cultivando)

 

 

“O Sakata Field Day é um evento que existe já há muitos anos, bastante conhecido dentro do Brasil e do mercado de HF como um todo. E de todos os eventos e feiras do Agro que eu já participei, desde os muito grandes até os mais pequenininhos, é um dos mais organizados, sem sombra de dúvidas. Acho que ele é uma oportunidade muito grande para técnico e distribuidor, que trabalham diretamente com as culturas, conhecerem um pouco mais a fundo, saber o que tem de novidade. Não adianta a gente querer ficar tentando vender só aquilo que já existe no mercado há mais tempo. Se tem novidades é porque existe um avanço de tecnologia e a gente precisa acompanhar. E é também uma excelente oportunidade de trazer os clientes para essa experiência, pois é um vínculo maior que você cria e, com certeza, fortalece esse relacionamento e vai fortalecer as vendas”. – Miriam Xavier, Engenheira Agrônoma / CEO da MX Treinamentos e Host do Podcast “Agro é Vendas”.

 

“Um evento como esse tão grandioso, trazendo tanta informação, é fundamental para a saúde das pessoas, porque elas deveriam entender mais sobre a diferença de uma alface para outra, de uma rúcula, um agrião e os diferentes tomates também. A abóbora mesmo tem uma variação e as pessoas precisam saber disso. Esse tipo de evento é fundamental para propagar o quanto de benefícios nós temos nas verduras, nas hortaliças, porque é muito importante o consumidor final ter acesso a todas essas informações que eu tive hoje, em um dia tão produtivo e enriquecedor. A abóbora Batã da marca My Sweet Salad da Sakata, por exemplo, deveria ser utilizada pelo menos três vezes por semana nas refeições na casa do brasileiro, porque ela é muito rica em nutrientes e o fato dela ter um baixíssimo carboidrato, ajuda muito nas dietas também. Fica a dica!” – Nani Rangel, Nutricionista, Chefe de Cozinha e Apresentadora do Canal KTV

 

“Eu anuncio os produtos da Sakata com prazer, porque já trabalho há 16 anos com a empresa. Quando falamos do Sakata Field Day, hoje o maior da América do Sul, eu pude perceber que o Brasil e até pessoas fora do país estão em peso aqui no evento. Quero agradecer todo o pessoal da Sakata pelo tratamento desde o início. A preocupação com o produtor rural desde o deslocamento dele até o final, na hora de um lanche, uma água, um almoço e o bom atendimento, com equipe direcionada para cada cultura, onde o visitante vem e não fica perdido. Se ele quer uma informação, por exemplo, tem a pessoa que vai informar o porquê que chegou nessa variedade nova, para mostrar ao produtor a diferença e as resistências. Cada vez que a gente vem você acha que vai ser a mesma coisa, mas sempre surpreende o quanto a empresa trabalhou durante o ano todo para apresentar uma novidade que vai trazer ganhos para o produtor de 20% ou 30%” – Jones Carvalho “Magrão”, Produtor de Hortaliças e Agroinfluencer (Instagrammer e Youtuber do Magrão Hortaliças)

 

“Fiquei muito entusiasmada com a begônia Viking, porque eu realmente a achei valente, uma planta que aguenta bastante sol, chuva, seca. Mesmo com as dificuldades que a gente está tendo no clima, ela produz muita flor. É bem crocante e azedinha. Estou bem feliz de conhecer de perto essa novidade da Sakata. Aliás, não só essa, como os repolhos imensos, alfaces gigantescas, tomates em pencas, aqui você se sente em um outro planeta, porque tudo é tão grande, tão bonito, tão perfumado. Você tem vontade de morder os tomates, de colher as alfaces, os pimentões. As pessoas chegam em um evento como esse, desse porte, como o Sakata Field Day, e elas não imaginam a logística reversa que é necessária para que tudo esteja bonito e em ponto de colheita, sem pinta, sem manchas, sem nada. Um trabalho muito complexo para conseguir que uma planta de seis meses esteja bem agora, assim como uma que tem um ciclo curto de 40 dias. E isso é sempre o que mais chama a minha atenção. A quantidade de pessoas, a quantidade de energia que se dispende para chegar e encontrar um campo lindo como esse, as estufas cheias de produtos e tudo vigoroso, crescendo saudável e forte”. – Carol Costa, Especialista em Jardinagem, Escritora, Apresentadora de TV e Agroinfluencer (Instagrammer e Youtuber do Minhas Plantas)

 

“A maioria das variedades que utilizamos, desde o começo da nossa horta, é da Sakata. Quando a gente começou a procurar e testar produtos, a gente chegou na Sakata e foi a que deu maior facilidade para gente trabalhar com variedades boas, pois tinham diversas opções. Atualmente, nós produzimos muito as alfaces Crespas Valentina e Vanda, que são as que mais vendemos, mas trabalhamos também com a Milena. No caso da alface Roxa, a gente já produziu muito Scarlet e agora estamos indo para a Carmim, que é um produto muito bonito também. Da alface Americana, no inverno, nós produzimos a Silvana da Sakata também, que tem uma excelente qualidade, uma resistência muito boa para a época, e agora nós estamos testando a Tieta, que é um lançamento. Outro forte nosso é a produção da salsinha Chácara, a gente vende mais de mil maços por dia e não pode faltar. Ela se destaca por conta da rusticidade, pois é um produto que se adequa a todas as temperaturas e vai muito bem na nossa região, em Apucarana, no Norte do Paraná. Ela produz o ano todo e com muita qualidade. Nós também realizamos um trabalho enquanto influenciadores do agronegócio no Instagram e no Youtube, com divulgações diárias da vida real no campo, dia a dia do produtor, eventos e os testes que fazemos a campo. Esse evento é muito bom, pois aqui estão presentes os pesquisadores dos produtos e a gente consegue obter mais informações com o pessoal que é especializado. Além disso, o mais legal do dia de campo é a gente ver na prática, poder chegar perto dos produtos, ver o formato, a qualidade de folhas, o que dá ou não para trabalhar de acordo com o seu clima e a sua região. Isso é muito importante”. – Paulo Wilson Fenato e Juliana Bonilha Fenato, Horticultores e Agroinfluencers (Instagrammers e Youtubers do Horta Fenato).

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