Este novo ano começou de forma semelhante ao anterior: com muitas incertezas e uma grande dificuldade em estabelecer previsões confiáveis para o futuro. Em 2021, voltamos a conviver com a inflação de dois dígitos, fato que não víamos desde 2015, além do avanço da pandemia, com o anúncio da variante Ômicron na América do Sul. Neste cenário, há ainda os danos econômicos refletidos na queda brusca do poder de compra da população brasileira, resultado da desaceleração da economia e forte aumento dos preços, principalmente nos itens que compõem as necessidades básicas da população, como transporte, moradia, alimentação e saúde. Para completar o quadro, entramos em um ano de eleições, que por si só, gera grande instabilidade nos mercados.
À primeira vista, baseado nestes fatores já listados, 2022 pode ser um ano complicado para os negócios. Contudo, é fundamental mantermos a calma e analisarmos o nosso negócio neste contexto. Fazemos parte da Cadeia Produtiva de Hortaliças que é, sem nenhuma dúvida, um dos segmentos mais resilientes quando comparado a outros. Claro que não somos imunes às crises, contudo, os números e fatos demonstram que somos muito menos afetados.
Dois exemplos recentes deste fato aconteceram durante a recessão econômica de 2015/2016 e a pandemia de Covid-19, em 2020/2021. Nestes dois momentos, a expectativa do setor era bastante pessimista, entretanto, os resultados mostraram uma performance positiva, registrando inclusive índices de crescimento, mesmo que ainda menores do que em outros anos.
Desta forma, apesar das dificuldades previstas, refletidas principalmente no aumento dos custos de produção aliado à retração de consumo pela perda do poder aquisitivo, seguimos muito otimistas em 2022. Isto porque a história tem revelado a força, pujança e importância do nosso setor, que cria, produz e coloca na mesa de cada família alimentos nutritivos, saborosos e acessíveis. Sigamos firmes, já que não temos domínio sobre as crises que virão, mas temos sim, o controle sobre as nossas decisões e ações que nos permitirão atravessá-las, buscando nos fortalecer e crescer cada vez mais. Desejamos um 2022 de muito sucesso a todos! Vamos juntos!
Forte abraço e boa leitura!
Paulo Koch, Diretor de Marketing da Sakata Seed Sudamerica