Expertise global em abóboras e abobrinhas

Desde 1985, a Sakata Seed Sudamerica tem investido maciçamente em um programa de excelência em melhoramento genético para criação e desenvolvimento de variedades híbridas de abóbora e abobrinha, altamente competitivas em escala mundial.

Inicialmente, o foco era desenvolver híbridos para os países da América do Sul, porém, os produtos de maior sucesso começaram a ser testados fora do continente. Alguns híbridos, como as butternuts americanas Atlas, Pluto e Quantum, se tornaram líderes em escala mundial e alcançaram lugares de destaque no faturamento das afiliadas do Grupo. Com isso,a Sakata tornou-se líder mundial no segmento de butternut.

A partir de 2011, intensificaram-se ainda mais os esforços para atender o desafio de criar as variedades para atender as diversas demandas dos diferentes mercados mundiais. Para validação de performance agronômica, criou-se uma rede para condução de e avaliação dos na Espanha, França, Itália, Estados Unidos, México, África do Sul, Marrocos, Egito e Jordânia.

O ponto crucial do programa tem sido conhecer em detalhes as especificidades de cada região produtora no mundo, incluindo o perfil comercial de cada uma delas, para o sucesso do projeto de melhoramento global. Além, claro, de contar com o suporte de uma equipe altamente qualificada, que utiliza métodos e ferramentas eficazes para o desenvolvimento e a seleção de genótipos superiores.

Até o momento, a Sakata Seed Sudamerica disponibilizou para o Grupo Sakata mais de 4 mil novos híbridos experimentais, que se enquadram em diferentes segmentos de mercado. Dentre os destaques de abobrinha estão as variedades: Adele (segmento Caserta), Imperator (segmento Libanesa) e Noah (segmento Zucchini). Já dentre os híbridos de abóbora estão: Montana (segmento Tetsukabuto), Estrella e Titan (segmento Butternut Americano). Vale destacar que todos estes produtos desenvolvidos possibilitaram que as culturas de abóbora e de abobrinha do Grupo Sakata assumissem o segundo lugar em faturamento no mercado sul-americano e o terceiro lugar nos mercados da Europa, Oriente Médio e África (EMEA).

O sucesso alcançado com este projeto é um exemplo do impacto positivo que um programa bem estruturado, com suporte internacional e com equipes de pesquisa, desenvolvimento, marketing, vendas e produção de sementes qualificadas pode gerar globalmente na participação de mercado de uma companhia como a Sakata.

Boa leitura!

Israel Leite de Souza Neto, Coordenador de Melhoramento de Plantas da Sakata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.