Universidade da Cebola promove formação técnica completa para profissionais do setor

A Sakata iniciou em 2025 a Universidade da Cebola, um programa estruturado de capacitação técnica desenvolvido para acompanhar todas as fases da cultura, do planejamento ao pós-colheita. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a geração e a difusão de conhecimento aplicado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cebolicultura brasileira.

O Módulo I, realizado em fevereiro de 2025, marcou a abertura oficial do programa de capacitação, na cidade de Ituporanga (SC), maior região produtora de cebola do Brasil. A iniciativa conta com o apoio da Cerealista União Agrícola, com foco no fortalecimento da capacitação técnica regional e na promoção da troca de experiências alinhadas à realidade local. 

O primeiro encontro reuniu 38 participantes, entre técnicos e profissionais do setor, e contou com a participação do Pesquisador e Melhorista de cebola da Sakata, Felipe Arashida. O encontro teve como foco a fisiologia da planta, o melhoramento genético e o posicionamento das cultivares. Durante o módulo, foram aprofundados aspectos relacionados ao manejo e ao potencial produtivo dos híbridos de cebola “Bola de Ouro” e “Show de Bola”. 

Na sequência do cronograma, o Módulo II, realizado em abril de 2025, abordou os tratos culturais, com destaque para práticas que impactam diretamente o estabelecimento da lavoura, a sanidade das plantas e a expressão do potencial produtivo. Já o Módulo III, que aconteceu no mês de junho, foi dedicado ao manejo nutricional, com uma abordagem técnica sobre as exigências da cultura ao longo do ciclo, o equilíbrio de nutrientes e sua relação com a produtividade, uniformidade e qualidade dos bulbos.

O manejo fitossanitário foi tratado de forma complementar em dois momentos distintos. No Módulo IV, realizado em julho, que apresentou uma análise técnica detalhada sobre as principais doenças e pragas da cultura da cebola, com palestra ministrada pelo Fitopatologista da Sakata, Ricardo Gioria; na sequência, o Módulo V, realizado em setembro com o Engenheiro Agrônomo Emir Zortéa, levou esse conhecimento a campo, permitindo a identificação prática de sintomas, a avaliação das condições das lavouras e a discussão de estratégias de manejo em situações reais, proporcionando uma visão prática e aprofundada sobre a prevenção e o controle no campo. 

Já em outubro de 2025, o projeto avançou para uma visão ampliada da cadeia produtiva: o Módulo VI promoveu uma rodada de visitas técnicas a campo. A programação da Universidade da Cebola terá o fechamento no início de 2026, quando serão convidados os comercializadores da região para as apresentações das análises de resultados, custo e benefícios, bem como para a avaliação de pós-colheita.

De acordo com Heriton Felisbino, Gerente de Marketing da Sakata, “com uma proposta que integra conhecimento técnico, aplicação prática e acompanhamento ao longo de todo o ciclo, o programa Universidade da Cebola, da Sakata, consolida-se como uma importante plataforma de desenvolvimento do setor, visando impulsionar a produtividade, a sustentabilidade e o futuro da cultura da cebola no país”, destacou. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.