A Sakata acaba de encerrar o seu ano fiscal, que compreendeu o período de abril de 2017 a março de 2018, um ciclo marcado por ótimas conquistas, que motivam a empresa a iniciar um novo ano ainda mais confiante.
Contudo, sabemos que este foi um período também de muitas dificuldades tanto para o mercado de sementes de hortaliças, quanto para o de flores – reflexo da crise financeira e dos problemas políticos que assolaram o país nos últimos anos, afetando os hábitos de consumo da população.
Esta freada no consumo trouxe um efeito em cadeia, viabilizando apenas grandes volumes de vendas de produtos com baixo custo ou em promoções, uma vez que o consumidor viu seu poder de compra reduzido. A pressão por queda de preços pelos varejistas levou a uma significativa queda na inflação, de 10,7% em 2015, para 6,29% em 2016 e para 2,95% em 2017.Os alimentos tiveram redução de preços na ordem de quase 2% em 2017,e novamente quem pagou a conta foram os produtores, o que causou um desequilíbrio na cadeia de suprimento de insumos.
O cenário da comercialização de sementes mudou bastante: apresentou um crescimento médio anual de 15% nos últimos sete anos, porém, em 2017, houve um avanço de apenas 5%. O mercado reporta queda de até 4% nas vendas de sementes de hortaliças. Mais do que isso, presenciamos um cenário preocupante nos investimentos futuros em tecnologia neste próximo ano, devido à atual descapitalização do produtor.
Agora, iniciando um novo ano fiscal, a Sakata se depara com melhoras sensíveis nos indicadores econômicos, com o PIB aumentando em torno de 3%, o que deve ampliar um pouco as recontratações na área e a renda familiar, melhorando o consumo em geral. Tais mudanças indicam tempos melhores e a Sakata segue confiante na melhora dos negócios, buscando investir sempre mais na inovação de seus produtos e no aprimoramento de seus serviços, ajudando a cadeia produtiva a recuperar o ano perdido.
A Sakata está permanentemente ao lado dos produtores, apoiada pelo seu sistema de distribuição, na busca por uma melhor produção de hortaliças e flores para atender as necessidades e anseios dos consumidores. Contem sempre conosco!
Boa leitura a todos!
Marcello Takagui, presidente da Sakata Seed Sudamerica