Sakata traz avanços revolucionários para a cultura do pimentão no Brasil com melhoria genética aplicada em seu portfólio

Empresa desenvolveu variedades para superar os desafios no cultivo de pimentões tanto em campo aberto quanto em cultivo protegido, com muito mais eficiência e sustentabilidade

A Sakata Seed Sudamerica é referência em Pesquisa e Desenvolvimento de variedades de hortaliças tropicalizadas, sendo a pioneira na redefinição dos padrões das variedades de pimentões no Brasil, trazendo uma série de inovações genéticas que impulsionaram o cultivo e a produtividade no campo. Com um histórico de mais de 50 anos dedicados à horticultura na América do Sul, a empresa alcançou avanços notáveis em seu portfólio de pimentões, se consolidando como a principal referência do mercado na cultura.

A empresa destaca-se em variedades tanto para campo aberto quanto para cultivo protegido, trazendo cultivares importantes como os híbridos coloridos Taurus (retangular vermelho), Camaro e Patroni (retangulares amarelos). As variedades não apenas oferecem resistência inovadora a Oidiopsis e PVY, como também revolucionam o cenário agrícola nacional, reduzindo a dependência de defensivos e viabilizando uma produção mais eficiente.

O vanguardismo da companhia se estende ainda ao desenvolvimento do porta-enxerto AF8253, que potencializa ainda mais a produção de pimentões e reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento de soluções completas para os desafios enfrentados pelos agricultores.

A introdução dos materiais de pimentão de alta performance, impulsionados pela genética da Sakata, é responsável por uma nova era no segmento, apresentando melhorias e avanços sem precedentes em termos de tecnologia. Segundo Carolina Guidoni, Gestora de Produtos da Sakata, a cultura do pimentão teve contribuições importantes para o progresso das mais diversas segmentações, abrangendo tamanhos (tradicional, grande, mini), formatos (retangular, quadrado, tipo pimenta), e resistência a doenças, tanto para o segmento de campo aberto (verde), como para os de cultivo protegido (vermelho e amarelo).

“Continuamos trabalhando com os nossos times de Pesquisa e Desenvolvimento para estarmos sempre à frente na entrega de novos produtos e tecnologias ao mercado. Nosso mais recente lançamento é o pimentão Monalisa, que chega para unir qualidade, produtividade e alto nível de resistência a PVY 1,2; ToMv e Xcv 0-4, 7-9 em um só produto. Monalisa é a nossa obra-prima dos pimentões retangulares de campo aberto e já é sucesso nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil”, revela a profissional.

AVANÇOS HISTÓRICOS DA SAKATA NO CULTIVO DE PIMENTÕES

A história de inovação da Sakata é marcada por híbridos que deixaram uma marca permanente na agricultura brasileira. O Magali R, pioneiro e resistente a PVY 1,2, transformou a realidade das lavouras, proporcionando ganhos significativos de produtividade. O Martha R foi uma resposta eficaz à Phytophthora capsici, que reduziu a aplicação de fungicidas, promovendo uma abordagem mais sustentável. O Dahra R, com potencial produtivo para atingir 100 toneladas por hectare, estabeleceu novos patamares de produtividade, que juntamente, com o Dahra RX, assegurou à Sakata a liderança no mercado Lamuyo.

O porta-enxerto Silver, revolucionário no controle de nematoides e Phytophthora, ofereceu soluções integradas para os desafios agrícolas. Já o porta-enxerto AF8253, líder de mercado, garantiu um cultivo mais resistente e sustentável. O pimentão Camaro, variedade do segmento retangular amarelo, destacou-se por sua resistência à Leveillula taurica (Oidiopsis), um dos maiores desafios da produção em estufa no Brasil. Combinada à resistência a PVY, essa variedade oferece um pacote de proteção inovador, consolidando-se como uma escolha segura para os produtores. Enquanto isso, o pimentão Taurus (retangular vermelho), foi o único no mercado com resistências tanto à Leveillula taurica (Oidiopsis), quanto a PVY. Este material representa uma inovação completa para a produção, oferecendo não apenas resistências notáveis, mas também uma excelente produtividade em diversas condições climáticas e tipos de solo. Ambas as variedades apresentam frutos uniformes, com paredes espessas e alta durabilidade pós-colheita.

Essas inovações não apenas destacam a Sakata como líder no setor, mas também contribuem para a evolução constante de uma equipe técnica altamente especializada na cultura e consolidam a reputação de pioneirismo da empresa, por oferecer soluções genéticas, com resultados de alta qualidade em todas as etapas da produção, desde o plantio até a mesa do consumidor. Com todo este trabalho longo e minucioso, a empresa tem revolucionado o mercado de pimentões, impulsionando a agricultura brasileira para um futuro muito mais produtivo e sustentável.

MERCADO DE PIMENTÕES NO BRASIL

O pimentão está entre as hortaliças mais consumidas pela população brasileira, ocupando uma extensa área de cultivo em todo o território nacional.

As principais regiões de produção incluem os estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e também os estados da região Nordeste.

O cultivo do pimentão pode ser conduzido tanto em campo aberto quanto em estufas, sendo este último o método que experimentou um crescimento significativo nos últimos anos no Brasil. Esse aumento se deve aos excelentes resultados alcançados em termos de sanidade e qualidade na produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.