José Cardoso, produtor de Arujá (SP)

Desde a infância, José Cardoso sempre esteve imerso no mundo da agricultura. Ele representa a terceira geração de produtores de hortaliças em sua família, tendo aprendido o ofício com seu pai e os avós. Recentemente, o negócio da família se expandiu e agora conta com oito colaboradores. Em sua propriedade rural, localizada na cidade Arujá (SP), que na época de seu pai era uma referência local em couve-manteiga, hoje tem como carro-chefe o cultivo de alface. A produção da hortaliça gira em média 64 mil pés por mês, seguida de espinafre (20 mil pés) e de agrião (20 mil pés).

Cardoso conta que o primeiro contato com a Sakata aconteceu quando ele ainda era pequeno. “Tinha um distribuidor da Sakata chamado Sakama, perto da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), e meu pai sempre levava a gente lá, e me lembro que achávamos muito bonito todas aquelas embalagens vermelhas. E desde então não usamos mais nada de outra marca, a nossa produção é 100% Sakata. O diferencial da Sakata sempre foi a qualidade da semente e a rápida resposta da equipe que atende a gente”, revela.

Recentemente, após alguns testes muito bem-sucedidos, o produtor decidiu plantar também a alface Ivy, nova variedade do tipo Crespa da Sakata. “Falar da Ivy é muito satisfatório, pois ela chegou como uma alternativa de mercado. Temos clientes que atuam no segmento de higienizados e eles gostaram muito dela, por causa da sua cor, crespicidade e quantidade de folhas. Além disso, ela é uma alface que responde bem à adubação tanto granulada, quanto foliar. Possui um rendimento muito bacana e um pós-colheita muito bom. É uma alface que veio para ficar”, destaca o produtor.

Segundo ele, a comercialização da produção é destinada principalmente para os clientes que atuam no mercado de higienizados, representando 70% do total, e os outros 30% são destinados para os clientes que atuam com feira livre.

 

2 respostas para “José Cardoso, produtor de Arujá (SP)”

    1. Olá, Sivaldo! Ficamos felizes com o seu interesse. É possível cultivar Ivy em sistema hidropônico, sim! Nesse caso, é importante ter atenção com o ciclo precoce da variedade.
      Psiquê é uma variedade que terá maior adaptação ao manejo hidropônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.