Confira os depoimentos de visitantes da Hortitec 2019

Durante a 26ª edição da Hortitec, alguns dos produtores e viveiristas visitaram o estande da Sakata para conhecer os lançamentos e obter orientações técnicas e comerciais junto à equipe. Confira alguns dos depoimentos:

“Plantamos alface em hidroponia já faz cinco anos e utilizamos diversas variedades da Sakata. Sempre cultivamos a alface Vanda, que já é consagrada, e passamos a produzir também a alface Milena, que já conquistou a preferência dos compradores. O crescimento da Milena é muito mais rápido quando comparado às outras. E essa característica é muito importante, principalmente no verão, quando há maior consumo, pois possibilita acelerar a produção e a colheita para atender o mercado” – Francisco de Souza e João Paulo Buzo, produtores de alface hidropônica de Araras (SP).

“Já trabalho com os tomates Valerin (salada) e Sweet Heaven (grape), assim como os pimentões Dahra R e Dahra RX (lamuyos) da Sakata. Além do pacote tecnológico, com alto nível de resistência, a alta produtividade também é um diferencial importante destas variedades. Além disto, elas se adaptaram muito bem na minha região. Das novidades apresentadas no estande da empresa, achei bem interessante o porta-enxerto Volt. Sou cliente da Sakata já há 18 anos e a sua qualidade é consagrada, por isso eu indico, com certeza” – Julião Ferreira Soares, produtor de hortaliças de Guaraciaba do Norte (CE).

“Produzo folhosas e gosto muito da rúcula Astro e não troco por outra. Cultivo a variedade já há um ano e meio. Agora estou experimentando também a alface Jade, ainda em fase de semeio. Decidi testar esta variedade por causa do seu tamanho, peso e quantidade de folhas. Ouvi de outros produtores que cultivam a Jade, na região do Rio de Janeiro, que ela é ótima e resolvi passar a produzir também” – Marco Aurélio Damasceno, produtor de folhosas de Sarzedo (MG).

“Há quase 18 anos somos parceiros da Sakata, estamos com ela e não mudamos. Produzimos folhosas exclusivamente em hidroponia. Cultivamos a rúcula Astro, o almeirão Gênova e algumas variedades de alface: a mimosa Angélica, a crespa roxa Carmim e a crespa verde Vera, que mesmo sendo um material mais antigo, como se adaptou muito bem lá na nossa região, cultivamos até hoje. Todas as variedades da empresa são muito boas, principalmente em termos de produtividade, qualidade e pós-colheita” – Augusto Lovatti Filho (pai), Diogo Lovatti e Tiago Carlos Lovatti (filhos) e Monique Lovatti (neta), família de produtores de folhosas hidropônicas de Nova Odessa (SP).

“Sou produtora de pepino e pimentão e gostei muito das variedades da Sakata. Eu ainda não conhecia o pepino japonês Taiko e nem o pimentão retangular vermelho Taurus, só tive contato agora na feira. Achei os dois muito interessantes para o meu negócio, pois busco produtos com alta resistência e, principalmente, menor necessidade de uso de defensivos, pois além de deixarem as plantas mais vulneráveis, também impactam bastante nas vendas. Na comercialização para a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), por exemplo, eles sempre querem saber que tipo de agroquímico foi utilizado e a quantidade de pulverizações, sendo necessário apresentar um nível bem baixo”. – Jhuly Domingues, produtora de hortaliças de Nova Europa (SP)

“Nossa produção é toda orgânica e somos clientes antigos da Sakata. Gostamos muito do brócolis ramoso da empresa, pois além de produzir bem, há uma procura muito grande pela cultivar no mercado. Compramos sementes do Hanapon, mas pessoalmente aqui na feira achamos o Hanabi até mais interessante e bonito também. Estamos plantando a alface Vanda desde que ela foi lançada e agora gostamos muito da variedade Milena, pois tem uma quantidade maior de folhas, o que atrai mais no comércio. Ficamos interessados também em pegar algumas sementes de couve-flor e de rabanete apresentadas aqui para plantar”. – Massue Shirazawa e Masahaki Shirazawa, produtores de hortaliças orgânicas de São Paulo (SP)

“Há 22 anos sou cliente da Sakata e produzo mudas de quase todos os tipos de folhosas com as sementes da empresa. Todos os produtos são bastante competitivos no mercado. Atualmente, já trabalho com as alfaces Vanda, Valentina, Milena, dentre muitas outras cultivares da companhia. Sempre buscamos as novidades da Sakata para produzir as mudas de acordo com cada época do ano, utilizando produtos específicos, pois na nossa região há muita variação climática e elas sempre são muito boas. Para nós, que já somos clientes, é interessante vir até o estande da empresa na feira para conversar com o pessoal e ver a forma como as hortaliças que trabalhamos estão sendo apresentadas ao público”. – Silene Cotinguiba e Ademir Truzzi, produtor de folhosas de Americana (SP)

“Somos clientes da Sakata há 10 anos e já produzimos a abobrinha Adele (caserta), o brócolis Hanabi (ramoso), a alface Vanda (crespa), dente outros produtos da empresa. Aqui no evento achamos muito interessante a variedade de alface Jade (crespa), que apresenta um porte maior, o que chama a atenção visualmente e é uma preferência de mercado. Hoje em dia, o consumidor está em busca de hortaliças com cores vibrantes, tamanho maior e frescor. Já nós, produtores, procuramos tambémvariedades que ofereçam resistência a doenças e bactérias. Por isso, é sempre bom participar de feiras do setor para pesquisar e conhecer as novas opções de cultivares que possam oferecer todas estas qualidades e melhorar o nosso negócio”. – Juliana da Cruz e Fabiana Oliveira, produtoras de hortaliças de Conchal (SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.