Confira os depoimentos de alguns dos participantes do Sakata Field Day

Produtores, viveiristas, distribuidores, agrônomos, pesquisadores e demais profissionais ligados à horticultura, que estiveram presentes no Sakata Field Day 2018, puderam verificar de perto o desempenho, bem como o potencial produtivo e comercial de cada uma das variedades expostas a campo, além de conhecer as novidades relacionadas às novas tecnologias para cultivo, apresentadas nos estandes das empresas parceiras. Para saber mais sobre a experiência no local confira, abaixo, os depoimentos de alguns dos participantes do evento.

“Sou cliente da Sakata há 20 anos e utilizo algumas das variedades de abobrinha, tomate e berinjela da empresa. Tive ótimos resultados comerciais na região com a berinjela Nápoli, o tomate Valerin e a abobrinha Adele. Agora, fiquei interessado em um tomate apresentado no evento que se chama Grazianni, principalmente pela boa produtividade e rentabilidade que ele pode proporcionar”. MARCELO CESAR PALERMO, PRODUTOR DE MOGI GUAÇU (SP)

“Trabalhamos com cultivo protegido e campo aberto, com todas as espécies de folhosas e brássicas, pois somos fornecedores exclusivos de uma rede de supermercados da nossa região. Dentre as principais variedades que produzimos estão as cultivares da Sakata, com destaque para a rúcula Astro e a alface Thaís, que vão bem nas duas formas de cultivo e que já não troco por nenhuma outra, pois se adaptaram muito bem localmente. No caso da Thaís, o melhor dela é o tempo mais flexível para colheita e pós-colheita, que proporciona um período maior para a comercialização, sem perder a qualidade. Já pude testar e comprovar os benefícios de muitas das variedades expostas no Sakata Field Day. O evento teve uma estrutura e um atendimento muito bons, além de ter sido muito interessante para aprender coisas novas”. – JONES APARECIDO DE CARVALHO, PRODUTOR DE CASCAVEL (PR)

“Produzo quase todas as variedades de tomates dos tipos Santa Cruz e Italiano da Sakata, com destaque para o Carina TY, que vai muito bem e tem ótima comercialização, sendo uma preferência na região. Gostei muito do evento e de conhecer as novas opções da empresa. Este dia de campo é com certeza o melhor do país e creio que da América do Sul também, pela sua extensão e estrutura, com muitas variedades a campo. Sempre somos muito bem atendidos pela empresa e recebemos as variedades ainda em código para testes na propriedade, o que é muito interessante para verificar o desempenho delas no campo”. – LUIS HARUO HOKARI, PRODUTOR DE SÃO GONÇALO (MG)

“A Casa do Plantio já é cliente da empresa há 25 anos. Atualmente, estamos desenvolvendo um trabalho muito bom com o pimentão Rubia e a couve-flor Sarah, que são líderes de mercado na região. Aqui no evento já identificamos que a abobrinha Alanis e os pimentões Taurus e Camaro são materiais muito bons também para trabalharmos localmente em cultivo protegido. A estrutura estava excelente e a empresa está de parabéns, foi tudo muito bem pensado e montado”. – WALDY DE MORAES CALÁBRIA JUNIOR, ENGENHEIRO AGRÔNOMO DA DISTRIBUIDORA CASA DO PLANTIO, DE BEZERROS (PE)

“Sou produtor exclusivamente de folhosas, com ênfase em alface do tipo Crespa em hidroponia. Hoje, cerca de 90% da minha produção é de alface Thaís da Sakata. Isto porque ela apresenta maior resistência contra queima de borda, melhor peso, com uma ótima adaptação na região. Recentemente, pude testar também as novas variedades da empresa, expostas aqui na estação de hidroponia do evento, e todas se adaptaram muito bem, com destaque para as alfaces Jade e Carmim, juntamente com a cebolinha Totem e a rúcula Astro. Fazia alguns anos que eu não participava do evento e acho que está muito mais bonito e moderno agora, com ótimas variedades”. – WANDERLEI PARAVISE, PRODUTOR DE CASCAVEL (PR)

 “Esta é a primeira vez que consigo participar deste evento da Sakata, apesar de já ser cliente há muito tempo. Planto um pouco de cada tipo de hortaliça, pois faço uma comercialização direta da minha produção na rua, em feiras e quitandas. Achei toda estrutura ótima e o campo está muito bonito, realmente gostei demais. Como estou tendo um pouco de problema com virose na minha região, me interessei pela variedade Milena, que apresenta uma resistência maior. Isto é importante porque quanto menor a incidência de doença, maior é a rentabilidade”. – SEBASTIÃO ANTÔNIO TEIXEIRA, PRODUTOR DE PIRAJUÍ (SP)

“Vim ver os novos pimentões da empresa, o Taurus e o Camaro, para passar a cultivá-los também em minha propriedade. Até o momento só utilizei o Magali, que é um material mais rústico. Me interessei por estes novos materiais, porque a qualidade deles é muito superior e no evento foi possível comprovar isto de perto, pois eles são realmente muito diferenciados. As vantagens vão desde o tamanho e a qualidade do fruto até a quantidade de resistências. Então, acredito que eles irão muito bem lá na minha região e por isso já até negociei a compra de sementes aqui no evento. Outro produto que também gostei muito e adquiri aqui foi o tomate Grazianni, por conta do calibre e do pegamento de fruto por penca.” – EDEMAR TONETTO, PRODUTOR DE CAMBIRA (PR)

“Sou parceiro da Sakata há 16 anos e há muito tempo cultivo as alfaces crespas Isabela e Scarlet, além de variedades de salsa, rúcula e chicória. No evento, eu conheci algumas variedades novas que gostei muito, como o espinafre Pina, o repolho Anzu e a alface roxa para hidroponia Carmim, que pretendo passar a cultivar. Eu não deixo de produzir as variedades da Sakata porque a produtividade é muito boa, vale muito a pena, diminui o custo também, porque a germinação é totalmente diferente. É a primeira vez que venho e parece que vim no ano certo, principalmente pela estação especial de hidroponia. O evento foi ótimo”. – SANDOVAL DA SILVA REIS, PRODUTOR DE ARACAJU (SE)

“A cada ano a gente se surpreende com a qualidade do evento, quer seja na organização, nos estandes ou no campo, a gente vê que a tecnologia está avançando e que a qualidade e empenho da Sakata em atender bem e ter campos de qualidade é muito grande. Há mais de 15 anos cultivamos os produtos da empresa, trabalhamos com o Santy e Valerin, e estamos vendo agora a possibilidade de utilizar o Grazianni. Em termos de mercado os produtos têm tido boa aceitação, porque têm qualidade. Sempre fomos parceiros da empresa na condução de novos materiais no campo, colaborando para o desenvolvimento do segmento”. – LÁZARO LAURO DE ANDRADE, PRODUTOR DE MONTE MOR (SP)

“Faz dois anos e meio que cultivo variedades da Sakata, desde que conheci o distribuidor Orion Seeds, que sempre está lá no sítio atendendo o que precisamos. Estou plantando o tomate Italiano Grazianni, que é muito rentável, porque a produção é muito alta, por isto compensa o investimento nele. Também iniciei o cultivo da abobrinha Adele, que apesar de ser recente, já está indo muito bem: a remuneração é grande, porque o custo é baixo e a produção é alta. A Sakata está de parabéns pelo evento, é a primeira vez que participei, mas a estrutura e a receptividade foram excelentes. Gostei muito de algumas variedades de tomate daqui e vou tentar produzir alguns destes novos materiais em breve”. – LUIS PAULO SGORLON, PRODUTOR DE PITANGUEIRAS (PR)

“Há quase 10 anos que venho cultivando vários materiais da Sakata, como o tomate Tyna e a berinjela Nápoli que é bem antiga, mas ainda é sucesso na região. Neste ano plantei o tomate Ravena e aqui no evento falaram muito bem do Grazianni, que está muito bonito. Por isso, já fiz o pedido de sementes do Ravena e também um pouco do Grazianni, para eu conhecer melhor já agora no plantio da safra de janeiro. Para a minha região, que tem muito Geminivírus e Vira-Cabeça, acho que será uma boa alternativa, porque eles têm resistência a estas doenças e quanto mais segurança o produto nos der, melhor. Tenho confiança nos produtos da Sakata e não fico sem eles”. – CLEMENTE JOSÉ DOS SANTOS, PRODUTOR DE MOGI GUAÇU (SP)

“Estamos com a Sakata há mais de 16 anos e cultivamos o brócolis Avenger desde que a variedade foi lançada no mercado, já há bastante tempo, e desde então apenas cultivamos ela. É uma ótima variedade que tem grande rendimento, boa resistência e cabeça compacta. A comercialização é muito boa, porque o Avenger possui uma cabeça bem formada, redonda e com um verde bonito. Cultivamos em torno de 200 hectares por ano apenas da variedade e com ela conseguimos entregar ao mercado um padrão de qualidade mais constante. Gostamos muito de participar do Sakata Field Day, achamos o evento bem interessante, tivemos um aprendizado muito bom”. – JOEL FARINA E DANIELA FARINA, PRODUTORES DE SÃO JOSÉ DOS AUSENTES (RS)

 “Atualmente, planto tomate, alface, brócolis e couve-flor da Sakata. Na minha opinião, os materiais da empresa têm como diferencial o sabor dos produtos. O tomate Mariana, por exemplo, é um tomate com um sabor que é o preferido lá na região. Gosto muito também do pacote de resistências que as cultivares da companhia têm. Com certeza confio muito na marca, por isso estou com a empresa há 15 anos, e essa parceria é muito importante, sempre temos assistência tanto da equipe da própria Sakata como também do nosso distribuidor na região, o Grupo Agro. Já participei de outros eventos da empresa e achei o Sakata Field Day fantástico, muito rico e bom para troca de informações também”. – HAMILTON FRANCISCO REZENDE, PRODUTOR DE PITANGUI (MG)

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.