Confira depoimentos dos visitantes da experiência inédita em campo Hortinov

Confira, abaixo, os depoimentos de alguns dos participantes que visitaram a Hortinov, uma experiência inédita no campo, promovida pela Sakata e pela Biotrop, no mês de junho, no interior de São Paulo. O evento reuniu, em um único lugar, hortaliças diferenciadas e soluções biológicas para um cultivo mais sustentável e eficiente.

“Sou cliente da Sakata há 15 anos e tenho como foco principal as folhosas. Cultivo as alfaces americanas Silvana (Inverno) e Angelina (Verão), o tomate Leblon (Salada Indeterminado) e a abobrinha Adele (Caserta). Os produtos da Sakata são muito bem aceitos na nossa região, porque as sementes da empresa são preparadas para o nosso clima tropical, então aguentam bem a variação de clima. Sobre o evento, achei muito bom porque hoje em dia o mercado vem pedindo e crescendo para o lado do biológico, por isso, acho que quanto mais se investir nisso, mais o produtor vai ter acesso a essa tecnologia nova e mais vai ser difundido. Outra parte que achei interessante da Sakata com esse evento é que com a Hortitec acontecendo em paralelo, muitos produtores que não são clientes da Sakata terão a oportunidade de conhecerem os produtos da empresa a campo e levarem uma boa bagagem para casa” – Evandro Schuenck Schumacher, Produtor e Proprietário do Viveiro Schumacher, em Nova Friburgo (RJ).

“Conheço a Sakata desde o início da empresa no país, portanto, sou cliente há muitos anos e também faço parte do Sistema Integrado da Sakata com o Sweet Grape, no Paraná. Em nossa propriedade trabalhamos com as variedades de tomate Sweet Grape, Sweet Italian, Grazianni (Italiano Indeterminado), além da rúcula Astro, do repolho Nozomi, dentre outras. Em termos de qualidade não tem o que se discutir, pois a Sakata vem em primeiro lugar, sempre inovando, saindo na frente. Hoje também na parte de porta-enxerto, a empresa está dominando, com produtos muito bons, dando resultados excelentes para nós que estamos no campo e que necessitamos disso. Sobre o evento, na minha opinião foi nota dez, com produtos excelentes” – Vilmar Marcos Bertolin, Produtor e Proprietário da Chácara Bertolin, em Colombo (PR).

“O nome do evento já descreve o seu principal foco, que é a inovação. Então, se trata de um dia de campo que traz a possibilidade de enxergar o nosso segmento de hortifrúti de forma diferente e verificar novas oportunidades, pois traz para o produtor rural e para todas as pessoas que atuam na área muitas informações importantes. Eu tenho certeza de que essa vai ser uma parceria de muito sucesso para os próximos anos” – Mírian Xavier, Engenheira Agrônoma / CEO da MX Treinamentos e Host do Podcast “Agro é Vendas”.

 

“Como produtor rural, posso dizer que na Hortinov tem novas tecnologias que podemos ver ao vivo, no campo, com toda essa inovação da Sakata e a possibilidade de cultivo de forma sustentável. Como a empresa está sempre procurando desenvolver uma pesquisa séria, certamente isso trará muitos benefícios para o ramo de hortaliças e para o produtor rural” – Jones Carvalho “Magrão”, Produtor de Hortaliças e Agroinfluencer (Instagrammer e Youtuber do Magrão Hortaliças).

 

“Nossa empresa, a Ocean Quality, está localizada no Paraguai e somos distribuidores da Sakata há quase 14 anos. Fomos convidados pela empresa para participar deste novo evento focado em horticultura e soluções biológicas e estamos muito contentes pelo convite. A inovação tecnológica apresentada aqui é algo que sempre buscamos para levar ao nosso mercado. Atualmente, há um grande crescimento na linha de produtos biológicos e acreditamos que isso tem tudo a ver com o mercado de hortaliças no qual atuamos. É um bom casamento. Notamos que a sustentabilidade está se tornando uma preocupação crescente entre os produtores, algo que precisa ser repassado para eles. Cada país tem sua cultura e política, mas creio que no Paraguai há um certo atraso em relação ao Brasil e à Europa, mas vemos a necessidade dos produtores de reduzir o uso de agroquímicos”.  – Eraldo de Araújo, Diretor da Ocean Quality, no Paraguai.

“Sou parceiro da Sakata desde 2011, então há 13 anos já trabalhamos juntos. Sou viveirista especializado em mudas de hortaliças. Praticamente utilizo todos os produtos da Sakata e, atualmente, tenho produzido mais brócolis do que qualquer outra cultura, devido à demanda de mercado. Distribuímos nossas mudas para a cidade de Curitiba e região, com uma produção mensal de aproximadamente 20 a 21 mil bandejas. Participar deste evento, que reúne tanto a parte de cultivo, quanto a parte de soluções biológicas, foi uma experiência muito positiva. Hoje em dia, sabemos que o uso de produtos químicos está cada vez mais difícil, então ter opções biológicas que não agridam o meio ambiente e nem os trabalhadores é um grande avanço. Acredito que esse é o caminho que todos devem buscar, que é reduzir ao máximo o uso de produtos químicos e utilizar alternativas biológicas”.  – Edson Sussumo Yabuki, Viveirista do Viveiro de Mudas Vigor, em Curitiba (PR).

“Nós somos produtores no Acre há 25 anos e, em Manaus, há 15 anos, com a marca Viva. Trabalhamos principalmente com alface e constantemente avaliamos o desempenho dos nossos produtos em diferentes condições, seja no verão, no inverno ou durante a transição das estações. Isso inclui a análise de shelf life e o comportamento das cultivares em condições de estresse. Nossa pesquisa e nosso desenvolvimento são fundamentais para manter a qualidade e eficiência dos nossos cultivos. Participo da Hortitec desde a sétima edição e este é o primeiro ano no qual tive a chance de visitar um campo da Sakata, em razão da realização da Hortinov. Foi uma experiência enriquecedora, pois eu ainda não conhecia a Biotrop e sempre estamos buscando inovações para melhorar nossos processos, como soluções para doenças como o Pythium e pragas como tripes e mosca-minadora, que são desafios constantes na nossa produção.” – Carlos D’Agostini, Produtor da Hidropônicos Buriti, em Rio Branco (AC).

“Já somos parceiros da Sakata há cinco anos e cultivamos diversas hortaliças, mas nosso carro-chefe é a alface. Nós produzimos mudas para os agricultores da região, em torno de 200 mil bandejas por semana. Trabalhamos com a alface Jade e também com o pimentão Rubia. Durante o evento, vimos novas variedades que vamos expandir para nossos clientes. Uma delas é o pimentão Certero, que acreditamos que será muito bem aceito devido à sua característica de quatro quinas, mais curtinho. Também nos interessamos pela alface Ivy, que tem um diferencial bacana para nossa produtividade. Achamos tudo espetacular, pois é um evento cheio de inovações, exatamente o que estávamos procurando. A troca de conhecimento é excelente, eles explicam muito bem e tiram todas as nossas dúvidas. A experiência de vir ao campo foi excelente, agregou muito valor ao nosso trabalho.” – Juliane Helena da Silva, Viveirista na Mudas da Chã, em Chã Grande (PE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.