A tomaticultura é o mercado de maior valor agregado do segmento hortícola. A cultura tem um grande impacto econômico pelo grande volume de produção, geração de empregos e renda no campo. Sempre focada neste segmento, no qual foi pioneira no lançamento dos primeiros híbridos de tomate do país – que mudaram o conceito do mercado e se tornaram referências, como as variedades Andréia, Débora e Carmem – a Sakata tem investido fortemente no reforço e na diversificação do seu portfólio de produtos voltados para a cultura, a fim de torná-lo ainda mais robusto e reconhecido pelos produtores e consumidores.
Para isto, a empresa tem concentrado grandes esforços em Pesquisa, fazendo uso de ferramentas e técnicas modernas de melhoramento genético convencional, sempre acompanhando as constantes mudanças e tendências do mercado consumidor e os novos desafios na produção e distribuição. Neste sentido, o Departamento de Pesquisa da Sakata vem impulsionando alterações efetivas, significativas e sustentáveis no processo de criação de seus produtos, com foco na geração de híbridos que promovam mudanças estruturais no mercado de tomate.
Aliado a este trabalho de tecnologia e inovação feito pela área de Pesquisa, há o engajamento das equipes de Marketing, Produção e Vendas, visando novas estratégias comerciais e de disseminação dos produtos. Um trabalho fundamental para que a empresa atinja o seu objetivo: retomar a liderança em tomates no mercado sulamericano.
Um exemplo de sucesso deste esforço conjunto é que, recentemente, a empresa foi a primeira a disponibilizar para o mercado, tomates do tipo Grape. Além disto, atualmente, a Sakata é a companhia com o portfólio de tomate mais completo no mercado nacional.
O trabalho estratégico e multidisciplinar, buscando o que há de melhor e mais avançado no setor, certamente permitirá à companhia retomar sua liderança no segmento.
Boa leitura!
Renato Braga, Pesquisador e Melhorista da Sakata Seed Sudamerica