O produtor Vanderlei Marcos Quinallia faz parte da segunda geração da sua família que tem como principal atividade o cultivo de tomate, além de algumas outras hortaliças, como pimentão e pepino. Desde pequeno ele acompanha seu pai no campo, que já está no ofício há quase 40 anos, sendo cliente da Sakata, desde o princípio. A propriedade da família, o Sítio São João, está localizada no município de Mesópolis (SP), na região de Jales (SP).
Atualmente, o principal produto da empresa utilizado pelo produtor é o tomate tipo Italiano Ravena, cujo cultivo já está no quarto ano consecutivo. Segundo Quinallia, a média de colheita da variedade por safra tem sido de aproximadamente 400 caixas por mil pés. Ele destaca que “a cultivar é excelente principalmente para períodos chuvosos, pois não dá rachadura”.
Outro grande diferencial do Ravena, segundo o produtor, é o padrão de tamanho de fruto ao longo de toda a produção. “Este tomate possui tamanho graúdo, com poucos tomates miúdos ao longo da colheita. Creio que cerca de apenas 9% a 10% saem fora do padrão, enquanto as variedades de outras marcas concorrentes chegam até 20%, o que impacta bastante na comercialização”, conta. Quinallia elogia ainda a ótima coloração da variedade, que também é um ponto de grande atratividade comercial. Toda a produção de tomate do sítio tem como destino principal o fornecimento para o Grupo Benassi, além de outros mercados locais.
O produtor salienta também que está muito satisfeito com o suporte oferecido pela Sakata e pelo distribuidor Hortimax, que o atende localmente. “Acho interessante o suporte técnico oferecido, com profissionais que nos atendem direto na propriedade, além da possibilidade de sempre estar testando os produtos novos, para conhecer melhor antes de investir”, explica.