O uso do e-commerce no setor agrícola traz diversas vantagens para produtores, distribuidores e consumidores. Até 2019, o comércio eletrônico no agronegócio ainda estava em fase de desenvolvimento, mas já mostrava sinais de crescimento significativo. Com a pandemia e as medidas de distanciamento social, houve um aumento considerável na adoção do comércio eletrônico em vários setores, incluindo o Agro.
De acordo com dados do relatório “E-commerce Agro: Tendências e Oportunidades”, publicado pela Agrosmart em 2020, o comércio digital havia crescido cerca de 150% nos três anos anteriores, com um faturamento estimado em mais de R$ 1,5 bilhão em 2019.
Além disso, o mesmo relatório destacou que o e-commerce no Agro estava em ascensão principalmente nos segmentos de insumos agrícolas, como sementes, fertilizantes e defensivos, e também no comércio de produtos frescos, como frutas, legumes e verduras.
Dentre as principais vantagens do e-commerce no setor estão: o acesso a um mercado global, maior eficiência operacional, visibilidade de marca, melhoria na logística, facilidade de compra para os consumidores e integração com tecnologias avançadas.
Diante destas evidências e oportunidades, a Sakata implementou suas ferramentas de vendas online em dois formatos diferentes:
– E-commerce da Sakata: por meio do site vendas.sakata.com.br, no qual o produtor pode se cadastrar e, de acordo com o CEP, escolher os produtos, as embalagens e o distribuidor para seu atendimento e envio do produto para sua localidade;
– Marketplace Orbia: marketplace mais robusto do setor Agro, com mais de 200 mil produtores cadastrados. Neste ambiente, o produtor pode comprar insumos, vender sua produção ou participar de programas de fidelidade. Ali, a Sakata montou sua loja virtual www.orbia.ag/comprar/Industria/sakata, na qual nossos distribuidores podem expor seus produtos.
Com essas duas iniciativas, a Sakata adentra o universo das vendas online, entendendo que esse novo formato será agregado à forma tradicional e presencial, uma vez que os produtos exigem um acompanhamento técnico vinculado. Todavia, trata-se de uma importante tendência de mercado.
Por enquanto, essa nova modalidade de comercialização está restrita ao Brasil. Porém a empresa já está estudando a possibilidade de avançar sua disseminação para outros países da América do Sul, em um futuro breve. Participe conosco dessa revolução!
Nessa edição do Sakata Acontece, você encontrará os principais destaques da participação da Sakata na Hortitec 2023, onde foi realizado o lançamento oficial do seu e-commerce. Aproveite para conferir os destaques de hortaliças e flores e os depoimentos de quem participou do evento.
Um abraço e boa leitura a todos!
André Nogueira, Gerente Nacional de Vendas da Sakata Seed Sudamerica
Ola!
Bom demais essa inovaçao , sou cliente da Sakata em uma regiao e planto em outra e acredito que agora sera diferente
A sakata sempre ajudando o produtor , valeu !
Ficamos muito felizes que tenha gostado, Lilian!
Excelente!