No dia 28 de março, foi realizado um evento em Mogi das Cruzes, região do Cinturão Verde de São Paulo, para promover o lançamento oficial da alface Crespa Jade. Organizado pelo distribuidor Yoshida & Hirata, em parceria com a Sakata, o evento reuniu mais de 50 importantes produtores da região.
A programação incluiu um ciclo de palestras sobre temas diretamente ligados à cultura da alface, dentre os quais:
- “Os Cinquenta Anos de Melhoramento Genético de Alface pela Agroflora – Sakata”, ministrada pelo Pesquisador Aniello Cutolo Filho;
- “Apresentação e Posicionamento da Alface Crespa Jade”, proferida pelo Assistente Técnico Comercial, Paulo Robson Kaplum;
- Palestra “Casos de Sucesso Regional de Jade e Dicas de Manejo”, abordada por Alexandre Ken, Seedman da empresa Yoshida & Hirata.
A nova variedade de alface se destaca por sua excelente qualidade visual: plantas grandes e volumosas, folhas com alta crespicidade e de coloração verde brilhante.
Por possuir grande quantidade de folhas do mesmo tamanho, possibilita a comercialização de diferentes formas, atendendo de forma satisfatória o mercado de alfaces higienizadas e/ou processadas.
Altamente adaptada às condições tropicais de cultivo e com ampla janela de plantio, a alface Jade pode ser cultivada em campo aberto e em sistema hidropônico. Possui ainda resistência ao pendoamento precoce e queima de bordos, agregando precocidade e resistência às principais raças de Míldio presentes no Brasil (1 a 16, 21 e 23) e a Pythium. Possibilita ainda flexibilidade na colheita, pois as plantas mantêm o padrão comercial por muito mais tempo, devido à sua grande durabilidade pós-colheita.