Com foco nas oportunidades e tendências de mercado, a companhia se prepara para ampliar sua atuação por meio de novos canais de vendas e de divulgação
Tradicionalmente, a Sakata celebra o Ano Novo em duas datas: a primeira, no dia 1º de janeiro, como é feito no mundo todo, e a segunda, no dia 1º de abril, quando tem início o seu novo ano fiscal. Esta data marca o balanço e o recomeço de todo o planejamento financeiro da empresa, bem como a definição dos ajustes estratégicos necessários para o crescimento e aprimoramento contínuo da companhia, com as metas e ações a serem implementadas ao longo dos próximos 12 meses.
Em 2018, o novo ciclo corporativo da Sakata, que se inicia agora no mês de abril, possui uma importância ainda maior, pois abre oficialmente também a comemoração dos 50 anos de história da companhia na América do Sul, considerando a data de fundação da empresa Agroflora em 1968, que foi incorporada posteriormente pela Sakata em 1994.
Segundo o Diretor de Marketing da Sakata Seed Sudamerica, Paulo Koch, além da grande expectativa pelo cinquentenário, o ano de 2018 traz também a necessidade de reinvenção e inovação, diante de um passado recente que atingiu todo o mercado brasileiro, incluindo os negócios de hortaliças e flores, em 2017, marcado por recessão e queda de consumo.
“A história da Sakata foi construída, acima de tudo, pela resiliência no enfrentamento de momentos críticos que englobam crises financeiras, guerras, catástrofes naturais e outras adversidades. Cada obstáculo enfrentado e transposto serviu para forjar uma organização sólida, otimista e vitoriosa. Este espírito de luta e enfrentamento está plenamente imantado em nossa presença e atuação na América do Sul. A partir das relações fortes que congregam nossos colaboradores, fornecedores, distribuidores e clientes, formamos um time aguerrido que não desanima frente às incertezas do caminho”, afirma Koch.
Diante deste cenário e das perspectivas de mercado que se apresentam, a companhia se preparou para encarar 2018 como mais um ano de sucesso e superação, com o objetivo de alcançar resultados ainda melhores. Para isto, a Sakata intensificou os esforços no lançamento de novas variedades de hortaliças e flores, e também está preparando uma série de eventos ao longo do ano para levar aos produtores, nas mais diversas regiões, informações técnicas relevantes e novidades que possam agregar ainda mais valor aos seus negócios. Neste contexto, reforçou os investimentos em genética de alta performance nas mais diversas espécies de hortaliças e flores, com uma linha de pesquisa forte e criativa que já faz parte de seu “DNA”, produzindo sementes com alta tecnologia e rigor.
E para fortalecer e aprimorar ainda mais sua atuação no setor, a empresa organizou reuniões de trabalho para a transferência de tecnologia e capacitação dos técnicos que compõem a rede de distribuição da empresa, com o objetivo de que eles se tornem elementos multiplicadores do atendimento e do serviço prestados pela Sakata a todos os produtores que utilizam suas sementes.
Outra importante estratégia adotada pela empresa neste ano abrange a área de Comunicação. A Sakata investiu em um novo projeto de comunicação, que contempla a reformulação do website, que será lançado em breve, e a criação de mídias sociais institucionais, a fim de ampliar o relacionamento e facilitar a interação com todos os seus clientes e parceiros.
“Acreditamos que todo este esforço incansável na busca por melhorias contínuas, combinado com a tradição e a história construídas ao longo destes 50 anos de atuação na América do Sul, proporcionarão a ampliação da liderança e da força da Sakata no mercado global de sementes de hortaliças e flores”, pondera Koch.