Nos meses de janeiro e fevereiro, a Sakata promoveu duas palestras sobre a cultura do brócolis para produtores da região Sul de Minas Gerais, em conjunto com o distribuidor local Tomatec.
A primeira palestra aconteceu na cidade de Congonhal, em parceria com o Viveiro Jardim, e reuniu um público de 50 pessoas. Já a segunda palestra foi realizada no município de Munhoz, em parceria com o Viveiro Mingoti, com a participação de 16 produtores locais.
As palestras ofereceram informações importantes sobre o cultivo do brócolis, dicas de manejo e prevenção de doenças, bem como sobre a antecipação dos semeios de Avenger para o final de janeiro e começo de fevereiro. A estratégia visa promover colheitas em uma janela de maior segurança, já que, tradicionalmente, os meses de abril e maio apresentam clima mais ameno e menos chuvoso.
Durante as palestras, foram abordados aspectos importantes para o bom cultivo do brócolis, como as principais doenças que afetam a cultura e as melhores formas de preveni-las e combatê-las, apresentadas pelos profissionais da Sakata: o Pesquisador e Melhorista, Felipe Arashida, e a Pesquisadora e Fitopatologista, Dra. Kátia Brunelli.
Além disso, foram repassadas também orientações sobre os diferenciais e as condições ideais para o manejo do brócolis Avenger (cabeça-única), variedade que é líder mundial no mercado, a fim de que os produtores possam obter uma colheita de qualidade, com altos rendimentos na comercialização. Nos eventos também foram apresentadas as couves-flores de Inverno, Meia-estação e Verão: Juliana, Pamela e Paloma, respectivamente.
De acordo com Eduardo Souza, Assistente Técnico Comercial da Sakata, ambas as palestras foram de grande importância para apoiar os agricultores da região e fortalecer o portfólio de brássicas da empresa na região, sobretudo em relação ao brócolis, que é uma cultura bastante expressiva na horticultura local. “Além disso, esses eventos foram oportunos para revelar nossa força também no portfólio de couve-flor e buscar ampliar ainda mais nossa participação no mercado de brássicas do Sul de Minas”, destacou o profissional.