Orientações específicas para cada cultivar proporcionam produções mais seguras, com alta rentabilidade para o produtor
A Sakata dispõe de um portfólio amplo de híbridos de tomate de alta performance, devido à excelência genética das variedades desenvolvidas. Além disso, outro diferencial importante oferecido pela companhia é o atendimento ao produtor, com todo o suporte técnico necessário, garantindo a melhor orientação de posicionamento para cada produto. Isto é importante, segundo Gustavo Veiga, Gestor de Produtos da Sakata, “pois na produção de tomates, em especial, o manejo nutricional é um requisito fundamental para se obter o máximo do potencial genético de cada cultivar”.
Neste contexto, o profissional destaca que “as características de vigor vegetativo, generativo, precocidade, dentre outros, determinam diferentes requisitos nutricionais entre os híbridos. Por isto, observa-se que, para uma lavoura de altíssima performance, as curvas de absorção são a ferramenta mais interessante disponibilizada ao produtor. Com elas, é possível trabalhar com precisão e assertividade na nutrição, dentro da faixa ótima de conversão dos nutrientes em produção, ou seja, eficácia e lucro. Genética e nutrição são os fatores determinantes para o rendimento da lavoura e, juntos, representam menos que 20% dos custos de produção”.
Lançamentos recentes da Sakata comprovam a eficiência dos manejos corretos. O tomate Petros, do tipo Salada Indeterminado, possui o maior potencial produtivo do mercado, chegando próximo de 800 caixas por 1.000 plantas e o híbrido Totty, do mesmo segmento, pode alcançar cerca de 750 caixas por 1.000 plantas. Já no segmento Saladete Indeterminado, os lançamentos Veloster (Santa Cruz) e Matinella (Italiano) chegam a tetos produtivos próximos a 700 caixas por 1.000 plantas.
“Todos estes resultados podem estar ao alcance dos produtores, por meio do manejo nutricional correto, referenciado nas curvas de absorção disponibilizadas pelo nosso corpo técnico e equipe de campo aos clientes. O grande objetivo é elevar o nível dos resultados, para uma alta performance dos produtos”, assegura o gestor.
Olá boa noite.
Irei iniciar o plantio da variedade Veloster estou muito apreensivo pois sempre cultivei o Campestre queria mais informações sobre o fornecimento de nutrientes para esta variedade se preciso me atentar a algum elemento em especifico ou se esta variedade é mais exigente em algum nutriente específico ou até mesmo se for possível uma curva de absorção pois irei plantar 80 mil pés.
Desde já agradeço
Olá, Edson! Ficamos felizes com seu contato! Por gentileza, me informe sua cidade para que possamos indicar o técnico local que poderá te auxiliar com o manejo. Se preferir, você pode localizar o técnico mais próximo clicando aqui: https://www.sakata.com.br/equipe-comercial