Reconhecida por seu consagrado trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos adaptados às condições tropicais de cultivo, a Sakata apresenta ao mercado brasileiro cinco lançamentos para a cultura de tomate. São eles: Matinella (Saladete Indeterminado Italiano); Veloster (Santa Cruz Indeetrminado); Petros (Salada Indeterminado), Jamacaru (Saladete Determinado); e o Porta-Enxerto Volt.
De acordo com Gustavo Veiga, Gestor de Produtos, todos os lançamentos apresentam vantagem competitiva em relação à produtividade e também à classificação de frutos, uma vez que possuem parâmetros muito elevados quando comparados às demais variedades existentes no mercado. “Estes diferenciais proporcionam excelentes resultados na produção e um importante incremento de valor agregado para maior atratividade comercial e margem de lucro nas vendas”, destaca Veiga.
Dentre os diversos pontos fortes destas variedades, cabe destacar:
– Ótimo desempenho do Matinella no período de chuvas;
– Grande precocidade de produção do Veloster;
– Capacidade produtiva de frutos graúdos tipo AA e AAA do Petros;
– Firmeza aliada à ótima adaptação em zonas quentes e plasticidade em condições adversas do Jamacaru; e,
– Resistências (destaca-se Vd raça 2) e o incremento produtivo no cultivo, tanto vegetativo quanto generativo, proporcionados pelo porta-enxerto Volt.
Segundo o especialista, “a nova linha de produtos contará com a disponibilização das curvas de absorção, que serão divulgadas ao mercado e ao corpo técnico da empresa no mês de dezembro, fortalecendo assim o compromisso da Sakata de ir além da semente, oferecendo produtos e serviços que viabilizem aos clientes a obtenção de resultados nunca antes alcançados”, afirma Gustavo Veiga.