Lançamentos inovadores da Sakata integram um portfólio de melões diferenciados para atender aos mais diferentes objetivos de produção, comercialização e consumo
O início do ano marca o fim da safra de melão no nordeste do Brasil. A safra de 2022 teve uma estimativa de produção de 400 mil toneladas destinadas à exportação, segundo o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), movimentando R$ 1,1 bilhão na economia local.
De acordo com a Carolina Guidoni, Gerente de Produto da Sakata, para atender este pujante mercado, os times comercial, de pesquisa e desenvolvimento da empresa trabalharam fortemente na seleção e no posicionamento de novos produtos, como é o caso do melão Mandachuva, que já está no seu segundo ano de vendas com bons resultados. “Esta variedade do tipo Amarelo apresenta plantas vigorosas, com alto pegamento de frutos de calibre médio (em torno de 2,2 kg), proporcionando um produto firme e de brix elevado, ideal para os plantios de início e final de safra”, explica.
Agora, para 2023, a Sakata promoverá o lançamento do melão amarelo Gold News, cujo desempenho vem sendo acompanhado em diferentes campos na última safra e já apresenta ótimas expectativas. “Gold News chega para atender a demanda por frutos caixas 8 e 9, entregando ainda alta cobertura foliar, alto pegamento de frutos e elevado potencial produtivo. Seus frutos firmes, com excelente sabor e brix, se destacam pela sua alta qualidade de pós-colheita”, afirma a profissional.
Outro produto de destaque deste segmento é o melão Dalí. A variedade é uma boa opção para produtores que buscam alta produtividade aliada a frutos de formato ovalado, com um perfeito encaixe nas pilas de exportação, oferecendo ainda elevado teor de açúcar nos frutos.
Já no segmento Pele de Sapo, o melão Grand Prix continua sendo a grande referência em qualidade. O líder de mercado é a opção número um dos produtores, pois possui sabor e qualidade visual inigualáveis.
Já o melão Asturia é a opção mais indicada para produtores que necessitam de rusticidade, com resultados balanceados entre vigor de plantas, produtividade e qualidade de frutos.