Entre os dias 25 e 27 de junho, aconteceu a segunda edição da Hortinov, um dia de campo sustentável realizado pela Sakata em parceria com a BIOTROP, na cidade de Santo Antônio de Posse (SP). Com o tema “Sustentável no DNA”, a edição deste ano exibiu a campo as principais tendências da horticultura sustentável, conciliando cultivares de alta performance e insumos biológicos para entregar os melhores resultados no campo. O evento aconteceu paralelamente à Hortitec – tradicional feira hortifrutícola que acontece anualmente na cidade de Holambra (SP) –, a apenas poucos minutos da exposição e com transporte gratuito oferecido pelas empresas. Ao longo dos três dias de programação, o campo demonstrativo da Hortinov recebeu mais de 1.900 visitantes, entre produtores, técnicos e distribuidores de todo o país.
Talita Scholl, Gerente de Produtos da Sakata e responsável pela condução do campo da Hortinov, destacou que esta segunda edição do evento teve um importante incremento no número de variedades expostas a campo: “no local, os visitantes tiveram acesso a mais de 50 variedades de hortaliças e puderam conferir o desempenho das cultivares produzidas com insumos biológicos”. Ela conta também que esta edição foi bastante desafiadora, pois na noite anterior ao início do evento a região sofreu uma forte geada, o que afetou o campo, mas foi uma oportunidade para orientar os produtores sobre as principais medidas de manejo indicadas nestas circunstâncias. “As intempéries climáticas são uma realidade constante no dia a dia da produção agrícola e, neste sentido, a experiência da Hortinov foi ainda mais enriquecedora, pois ofereceu ao público acesso a conhecimentos atualizados e a novas tecnologias disponíveis no mercado para uma produção mais segura e sustentável, mesmo diante dos desafios produtivos”, salientou.
UMA VITRINE VIVA DE SOLUÇÕES PARA HORTICULTURA
A Hortinov 2025 foi palco de experiências reais, trocas de conhecimentos e demonstrações práticas. No campo, os participantes acompanharam de perto as cultivares e tecnologias da Sakata e os bioinsumos da BIOTROP, líderes em inovação no setor.
Segundo Heriton Felisbino, Gerente de Marketing da Sakata, o evento reafirmou o propósito da companhia em aproximar o produtor das soluções que aliam rentabilidade à sustentabilidade. “A Hortinov é a ponte que conecta todas essas inovações ao campo. A proposta é oferecer um espaço de conexão prática com as soluções mais avançadas em genética hortícola e em soluções biológicas, aliando produtividade, sanidade e sustentabilidade no campo. E o grande sucesso desta segunda edição do evento reforçou que nós estamos no caminho certo”, destacou o executivo.
Entre os principais destaques, os tomates Da Vinci e Sweet Heaven chamaram a atenção dos visitantes: o primeiro, por sua resistência ao Geminivírus e excelente adaptabilidade ao clima tropical; o segundo, por ser um tomate grape rústico, versátil e de alta qualidade. Os porta-enxertos Contrattack e Robusto também se destacaram pelo vigor, resistência a doenças e frutos de maior calibre, ideais para elevar o desempenho das lavouras.
No segmento de pimentões, a variedade Monalisa foi apresentada como uma novidade para cultivo em campo aberto, com alta produtividade e rusticidade. Já o Dahra R reafirmou sua liderança no segmento Lamuyo, com frutos de qualidade superior e excelente pegamento.
Entre as folhosas, as alfaces Ivy e Valentina demonstraram resistência, alto rendimento e forte apelo comercial. Já entre as brássicas, o brócolis Avenger e a couve-flor Pamela foram reconhecidos por sua estabilidade diante de variações climáticas e excelente padrão de mercado.
Na linha de raízes, a cenoura Alanna confirmou sua adaptabilidade para a transição de verão, destacando-se pela coloração intensa, padrão visual superior e excelente desempenho a campo.
Na ocasião, a BIOTROP apresentou seu portfólio completo de biofertilizantes, bioestimulantes e produtos para controle biológico. Com foco em eficiência e preservação ambiental, as soluções reforçaram o papel dos insumos naturais como aliados da produtividade sustentável.