Imigrante japonês, o produtor Hiromi Makiyama atua há 40 anos no ramo de hortaliças, com foco no cultivo de folhosas.Sua produção, localizada na cidade de Biritiba Mirim (SP), está dividida atualmente entre hidroponia, que corresponde à 15% do volume total produzido, e campo aberto, que representa os outros 85% da produção.
O carro-chefe, dentre as principais variedades cultivadas na propriedade, é a alface crespa verde Jade, seguida da cebolinha Katana, que já se tornou um grande sucesso de vendas. “Começamos a trabalhar com a Katana recentemente e, desde então, já aumentamos o número de semeaduras, pois houve uma grande procura do mercado por conta da sua alta qualidade . Percebemos que essa variedade é consideravelmente mais resistente a doenças, o que nos proporcionou maior produtividade e qualidade, no que diz respeito à menor incidência de ‘pontas amarelas’, além de também reduzir os custos de manejo”, conta Makiyama.
De acordo com o produtor, outra vantagem importante é em relação ao processamento da cebolinha. “Para processar, a cebolinha Katana é mais eficiente, por ser mais fina, e a espessura também agrada mais o consumidor” explica ele. A variedade já corresponde à cerca de 10% do volume in natura e 5% do volume de produtos higienizados produzidos no sítio. Há ainda outras variedades da Sakata cultivadas na propriedade: as alfaces americana Dora, mimosa Angélica, crespa roxa Scarlet, lisa Larissa, bem como o brócolis Hanabi, o espinafre Nova Zelândia e o repolho Fênix.
Em média, cerca de 500 mil itens in natura e 100 mil pacotinhos de higienizados (prontos para consumo) são comercializados mensalmente pelo Sítio Hiromi, que têm como destino principal as redes de Varejo (95%) e o segmento de Food Service (5%) da região.
Cliente da Sakata há 20 anos, Makiyama afirma que a relação com empresa é muito boa. “Sentimos muita segurança e confiança em plantarmos as sementes da Sakata. Além disso, o suporte que recebemos da empresa e também do distribuidor Yoshida&Hirata é excelente, desde a escolha da melhor variedade para cada época do ano até o pós-colheita, inclusive nos auxiliando nas diversas tecnologias disponíveis no mercado para aumentarmos ainda mais o shelf-life dos produtos e expandirmos nosso negócio”, finaliza ele.