Veja a seguir os depoimentos de alguns dos participantes que visitaram o estande da Sakata na 30ª edição da Hortitec, tradicional feira do setor que aconteceu no mês de junho, no interior de São Paulo.
“Hoje o produto que eu mais utilizo é o pepino Taiko, da Sakata. Principalmente agora, na época de frio, ele é um dos únicos pepinos que realmente brota e desenvolve bem e, em termos de qualidade, é excelente. Sobre o pimentão, estou começando essa nova fase e optei pelo Camaro, depois deve vir o Taurus. O Camaro foi recomendado por vizinhos que têm obtido ótimos resultados com a variedade, principalmente pela produção e qualidade. É uma mercadoria muito bonita e o mercado responde bem a ela, tem boa aceitação, por isso decidi apostar. E agora, visitando o estande da Sakata, vi alguns lançamentos interessantes, especialmente os tomates. Eu também planto tomate e tenho interesse em conhecer melhor as variedades da Sakata”. – Rodrigo Betti, produtor de hortaliças em Itapetininga (SP).
“Temos uma boa aceitação comercial de todos os produtos da Sakata. As sementes de abobrinha têm excelente saída, assim como as de coentro, que são muito procuradas na região. Também temos bons resultados com a berinjela Nápoli. Como revenda, a gente reconhece a qualidade e a confiança que a marca transmite ao mercado. Nossa parceria com a Sakata é relativamente recente, estamos juntos há cerca de três anos, por meio da distribuição feita pela AgRoss. Mas mesmo nesse curto período, já vemos muitos resultados positivos. Visitamos o espaço da Sakata aqui na feira e achamos interessante ver como a empresa está inovando. A cada ano ela apresenta novidades e agora com essa união com a ISLA Sementes, acreditamos que essa parceria vai agregar ainda mais valor ao mercado” – Antônio Nascimento de Goes, distribuidor de sementes em Pilar do Sul (SP).
“Atualmente trabalho com a linha completa da Sakata na loja. É uma marca que oferece produtos com excelente qualidade, tanto em germinação quanto em desempenho no campo e pós-colheita. A aceitação dos materiais da Sakata é muito boa na região onde atuamos. As principais variedades que trabalhamos atualmente no segmento de alface são a Vanda e a Valentina, que vêm se destacando bastante. No caso dos pimentões, quando vamos a campo, a liderança é do Marli R. Também temos bom desempenho com as variedades Taurus e Camaro. Mais recentemente, passamos a trabalhar com o Patroni, que vem ganhando bastante destaque entre os pimentões amarelos. Algo que me chamou muito a atenção foi o lançamento dos porta-enxertos. A Sakata conseguiu trazer materiais como o Poweroot, por exemplo, que entrega resistência e, ao mesmo tempo, vigor, que é exatamente o que o produtor busca hoje em dia”. – Vilmar Waiandt, distribuidor de sementes em Domingos Martins (ES).
“Eu planto as variedades Aline e Adele, da Sakata. A Adele eu comecei a plantar no ano passado e gostei muito, principalmente pela aceitação no mercado. A Aline também tem uma qualidade excelente, com um brilho diferenciado das outras abobrinhas. As abobrinhas da Sakata têm excelente aceitação comercial. Quando chega no Ceasa, por exemplo, e você fala que tem abobrinha Adele, já perguntam quantas caixas tem e se podem ficar com tudo. E agora estou animado com a chegada da Alexa, uma nova abobrinha que promete ser resistente às viroses. Deve ser um ótimo lançamento e estou curioso para testar. Super recomendo os materiais da Sakata, sempre trabalhei com as variedades da empresa e vou continuar plantando” – Elisson Pinheiro, produtor de hortaliças em Mandirituba (PR).
“Hoje, atuamos com pimenta, pimentão e tomate de vários híbridos da empresa. Sobre as variedades que produzimos, temos percebido algumas vantagens importantes, principalmente em relação à resistência e à produção. Usamos mudas enxertadas, o que aumenta a resistência da planta e também a produtividade. Neste ano achei o estande da Sakata muito bom, os produtos estão diferenciados. A cada ano mudam as variedades, está realmente muito bonito.” – Luiz Gustavo, produtor na cidade de Joanópolis (SP)