A Sakata Seed Sudamerica, fundada no Brasil como Agroflora (em 1968) e posteriormente incorporada ao Grupo Sakata (em 1994), com mais de 55 anos de história na América do Sul, anuncia ao mercado que, por intermédio da Sakata Seed Corporation, concluiu as negociações e adquiriu na totalidade as ações da Agritu Sementes, na data de 30 de maio de 2025.
A aquisição possibilitará um importante complemento no portfólio da Sakata, consolidando ainda mais sua participação no mercado de cebolas, segmento altamente estratégico para a empresa, além de aumentar a oferta de variedades de alta performance para os clientes. Isto porque a Agritu Sementes possui uma grande expertise de mercado e, ao longo dos seus 30 anos de trajetória, contribuiu para a evolução da cebolicultura nacional, por meio de investimentos contínuos em tecnologia, produção, beneficiamento e comercialização de sementes. Localizada na cidade de Ituporanga, em Santa Catarina, a empresa possui uma estrutura de excelência e equipamentos com tecnologia de ponta, além de profissionais altamente qualificados.
Cabe ressaltar que, a partir da aquisição, as duas empresas e marcas permanecerão operando de forma independente, primando, cada qual, pela gestão de seus portfólios de produtos, de seus colaboradores, clientes e fornecedores.
De acordo com Marcello Takagui, Presidente da Sakata Seed Sudamerica, “a aquisição da Agritu Sementes fortalece a nossa posição no mercado de cebola, tanto em número de variedades ofertadas quanto na expansão da capilaridade para atendimento aos produtores no mercado sul-americano, aliando a genética de alta performance da Agritu, com a excelência em serviços e cobertura territorial da Sakata”.
Para Arno Zimmermann e Sebastião Müller, co-fundadores da Agritu, ver o legado da empresa ser incorporado a um grupo centenário de grande tradição e credibilidade no mercado, como é o Grupo Sakata, é um marco importante em sua história. “Saber que a nossa expertise acumulada ao longo de muitos anos no segmento da cebolicultura, na construção de uma marca de alto valor para o mercado regional, terá o seu potencial ampliado para alcançar novos patamares, nos deixa muito satisfeitos e seguros acerca desta decisão. E, tudo isto, potencializando a qualidade, a confiança e o foco em inovação que nos trouxeram até aqui, valores compartilhados com a Sakata, que certamente trarão inúmeros benefícios para os nossos clientes, parceiros e colaboradores”, destacam.
Por fim, o CEO da Sakata reforça que todo o setor será beneficiado com essa negociação. “Os produtores de cebola do Brasil e também dos demais países da América do Sul terão acesso a genéticas de alta performance e sementes de qualidade por meio da Sakata. Já estamos, inclusive, com planos de acelerar o desenvolvimento e lançamento de cultivares de cebola com genética superior, oferecendo aos produtores soluções que tragam ainda mais segurança e lucratividade para o negócio”, conclui Takagui.
Ao longo dos próximos meses, ambas empresas entrarão em contato direto com seus clientes e parceiros para detalhamento sobre essa importante transação comercial, bem como para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.
Cordialmente,
Marcello Takagui, Presidente da Sakata Seed Sudamerica e Arno Zimmermann e Sebastião Müller, co-fundadores da Agritu