Sweet Grape revoluciona o mercado com embalagem que se transforma em adubo

A Sakata, por meio da sua marca de hortaliças gourmet, a My Sweet Salad, anuncia mais um marco em inovação e sustentabilidade no mercado de Frutas, Legumes e Verduras (FLV). Os tomates Sweet Grape passaram a ser comercializados, inicialmente na região sul do Brasil, em embalagem 100% compostável, a primeira do segmento de FLV do Brasil.

Após o consumo do produto, a nova embalagem, que é desenvolvida com materiais vegetais renováveis, pode ser descartada diretamente em lixo orgânico convencional, onde entrará em decomposição sobcondições ideais de temperatura, umidade e microoganismos, transformando-se naturalmente em adubo orgânico em até 180 dias, fechando assim um ciclo sustentável.

A mudança substitui a atual combinação de bandeja de PET e cinta de papel cartão por uma bandeja termoformada de PLA (ácido polilático) com filme-tampa do mesmo material. O PLA é um polímero biodegradável obtido a partir de fontes vegetais, como a cana-de-açúcar, capaz de se decompor naturalmente sem gerar microplásticos ou resíduos tóxicos. Quando descartada em ambiente de aterro sanitário junto aos resíduos orgânicos, a embalagem se transforma em adubo de alta qualidade, promovendo uma solução ambientalmente responsável.

Ganhos para toda a cadeia

Além do benefício ambiental, o novo material oferece transparência total, inclusive no rótulo, valorizando o produto nas gôndolas. O processo de embalamento foi simplificado, reduzindo etapas logísticas e aumentando a eficiência operacional, sem impactar o preço final ao consumidor, mesmo com o uso de um insumo mais nobre. Essa otimização também contribui para um melhor transporte e armazenamento do produto.

Outro diferencial é o QR Code padrão GS1 2D impresso na embalagem, que conecta o consumidor a informações detalhadas sobre origem, certificações, rastreabilidade e práticas agrícolas sustentáveis. Essa ferramenta reforça a transparência e credibilidade da marca, atendendo a consumidores cada vez mais exigentes e conscientes.

A nova embalagem do Sweet Grape já está disponível nos principais pontos de vendas do Varejo do Rio Grande do Sul e, em breve, deverá chegar gradualmente a outros mercados do Brasil. De acordo com Davi Nunes, Gerente Técnico de Produção e Comercialização do Departamento de Novos Negócios da Sakata, a companhia projeta também a utilização desse tipo de embalagem em outros produtos do portfólio da marca My Sweet Salad, visando ampliar o impacto sustentável em toda a linha.

“Com essa inovação, o Sweet Grape não apenas oferece tomates saborosos e de qualidade premium, mas também se consolida como referência em sustentabilidade e pioneirismo no setor de FLV, reafirmando o compromisso de entregar produtos que aliam qualidade, inovação e responsabilidade ambiental a consumidores e parceiros do setor”, destaca Nunes.

Para conhecer mais sobre essa inovação, confira o link: https://www.mysweetsalad.com.br/compostavel/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.