A Sakata aderiu recentemente ao Programa de Reciclagem Voluntária de Plásticos Agrícolas (PRVPA): o “Eu Plastifico, nós Reciclamos”, desenvolvido pela EACEA, empresa especializada em projetos de cultivo protegido, situada na cidade de Cunha (SP). A iniciativa tem como objetivo promover a reciclagem de plásticos de uso agrícola (exceto as embalagens de defensivos que são de responsabilidade do programa Campo Limpo/INPEV), por meio da aproximação e integração de empresas parceiras, associações e produtores rurais.
Inicialmente, a Sakata focará na reciclagem de material plástico da sua Estação Experimental e da sua sede administrativa, ambas localizadas em Bragança Paulista (SP), e incentivará também, paralelamente, a reciclagem dos materiais dos Produtores Cooperantes (setor de Produção) nas diversas regiões do Brasil. Além disso, a companhia planeja realizar esforços de comunicação junto a empresas parceiras com a finalidade de ampliar a adesão ao programa de reciclagem. A expectativa é que, conforme o projeto avance, as ações sejam estendidas para clientes e fornecedores, fortalecendo o compromisso da Sakata com a sustentabilidade e a economia circular no setor agrícola.
OBJETIVOS DO PROGRAMA DA EACEA:
a) Criar um mapa com a geolocalização, os volumes e as disponibilidades do plástico de uso agrícola disponível para a reciclagem, através do cadastro de produtores rurais, recicladores, convertedores e fabricantes de resinas e de aditivos ao PRVPA.
b) Implantar uma logística reversa inteligente associada a um sistema de rastreabilidade do campo até a reciclagem final, garantindo a qualidade da Resina Pós-Consumo (RPC).
c) Emitir o “Certificado de Reciclagem Voluntária de Plástico de Uso Agrícola” para cada lote de plástico reciclado dentro do PRVPA.
d) Assessorar os produtores rurais a fim de garantir a padronização, a previsibilidade, a rastreabilidade e uma melhor qualidade dos plásticos de uso agrícola enviados ao PRVPA.
e) Assessorar as empresas parceiras recicladoras para garantir a rastreabilidade da operação e uma qualidade superior da resina pós-consumo oriunda dos fornecedores do PRVPA.
Saiba mais em: https://euplastificonosreciclamos.com.br/