O tempo passa rápido e 2020 acaba de chegar. São 20 anos desde a virada do século, em 2000. Duas décadas marcadas por períodos de crescimento elevado, mas de grandes crises também. Nos últimos anos, temos vivenciado momentos muito difíceis, desde quando o setor foi atingido pela crise política e econômica brasileira, tendo a sua fase mais delicada em 2017. A partir de 2018, sentimos, muito lentamente, alguns sinais de reação positiva e entramos em 2019 com muita desconfiança, por conta dos anos anteriores, mas aos poucos fomos recuperando a confiança e finalmente estamos aqui, em 2020.
Um ano no qual temos a segurança de que será bom. Não por sorte, não por acaso, mas sim pelos resultados que devem ser colhidos, devido aos esforços incansáveis da companhia para a construção do seu futuro, proporcionando agora o presente pelo qual esperávamos. Entramos em 2020 oferecendo aos nossos clientes um portfólio cada vez mais inovador, com alta produtividade, mais segurança por meio de múltiplas resistências a doenças e outros fatores abióticos e, acima de tudo, qualidade para o consumidor final, que é quem remunera toda a cadeia produtiva.
A Sakata, assim como todos os demais agentes do segmento, sentiu as consequências da crise e a desaceleração do mercado nos últimos anos. Porém, com sua sabedoria secular e as experiências vividas, acumuladas de tantas outras crises locais e mundiais, a empresa soube acreditar e investir, buscando sempre o que há de melhor. Seja em ciência e tecnologia, inovação, pessoas, relacionamentos e alianças. É o que a companhia tem feito de forma constante, persistente e objetiva.
Agora, estamos confiantes e preparados para um ano bom, juntamente com nossos clientes, distribuidores e fornecedores, sendo que todos terão um papel ativo para tornar 2020 ainda melhor do que planejamos, seguindo rumo ao crescimento vigoroso nos nossos negócios.
Um feliz e próspero 2020!
Boa leitura.
Paulo Koch, Diretor de Marketing da Sakata